MINICURSO SOBRE PERDAS DE ÁGUA E TRABALHOS TÉCNICOS SÃO APRESENTADOS NA ASSEMAE

Ampliar

Com o objetivo de trocar experiência e conhecimento, funcionários de diferentes áreas da Sanasa apresentaram trabalhos técnicos durante o 47º Congresso Nacional de Saneamento da Assemae. Nessa quarta-feira, 21 de junho, um minicurso sobre perdas de água foi ministrado pela gerente de Controle de Perdas e Sistemas, Lina Adani, e sua equipe.

Na ocasião, a gerente falou sobre a importância deste trabalho de redução de perdas de água na distribuição e pontuou as ações da Sanasa neste processo. “A troca de redes é um exemplo desta ação. A Sanasa vem substituindo as redes antigas, de cimento amianto, por PEAD – polietileno de alta densidade –, um material com maior durabilidade”, disse Lina. Campinas registrou em janeiro o menor índice de perdas do Brasil (19%) entre os municípios com mais de 500 mil habitantes. A meta é reduzir ainda mais, para 15%.

Ampliar

Paralelamente ao minicurso, quatro trabalhos foram apresentados. Os analistas administrativos Fernando Borges e Cibele Coiada, da gerência de Compras e Licitações, abordaram a melhoria do processo de licitação adotado na Sanasa que resultou em uma economia significativa. O engenheiro ambiental Otávio Sperchi, da ETE Anhumas, falou sobre aplicação de produtos químicos para controle de odor. Enquanto isso, o agente técnico David Monchiero apresentou um estudo de caso sobre um levantamento de perfil de consumo e submedição de hidrômetros em ligações de água domiciliares. Para finalizar, Jacqueline Caselli e Rafaela de Lima, da coordenadoria de Gestão da Qualidade, apresentaram um estudo com foco em um olhar mais humano para a norma ISO 9001:2015 em uma empresa de saneamento.

O 47º Congresso Nacional de Saneamento da Assemae acontece até quinta-feira, 22 de junho, no Centro de Convenções Expo Dom Pedro, em Campinas.



P-A - 22/06/2017