PAINEL COM A PARTICIPAÇÃO DA SANASA MARCOU O ÚLTIMO DIA DO FÓRUM MUNDIAL DA ÁGUA


Ampliar
A programação de trabalhos técnicos apresentados pela Sanasa em conjunto com o Consorcio PCJ no Espaço São Paulo, durante o 8º Fórum Mundial da Água, encerrou-se na manhã de sexta-feira, 23/03. O painel de encerramento teve a participação do coordenador de Análise do Desempenho dos Sistemas e Cadastro Técnico, Ivan de Carlos, que falou sobre os desafios do controle de perdas.
Ampliar
Durante a apresentação, Ivan destacou a importância do prestador de serviço de cada município na manutenção do sistema e no investimento de novas tecnologias. O coordenador deu como exemplo a troca dos hidrômetros velocimétricos para os volumétricos feita pela Sanasa. “A tecnologia do hidrômetro volumétrico é muito mais eficiente, já ajuda muito no combate às perdas”, acrescentou.
Ampliar
A instalação de válvulas de controle da pressão da água, segundo Ivan, também contribui. O grande desafio, no entanto, está na manutenção constante na contenção de vazamentos. “Essa ação é de baixo investimento, mas necessita de capacitação técnica e de interesse dos gestores das empresas. Esse é o grande desafio do PCJ”, concluiu.
Ampliar
Também participaram do painel o gerente da Cetesb em Campinas, Domênico Tremaroli, e o coordenador da Câmara de Recursos Naturais dos Comitês PCJ, João Demarchi.


P-A - 26/03/2018