“A cada edição desse prêmio constatamos que existem muitas ações relevantes e que os trabalhos têm efeito multiplicador”, falou o diretor da RAC, Nelson Homem de Mello.
Na categoria Público/Privado os premiados foram:
Ouro – Família Orgânica – Um grupo de 20 produtores rurais de Campinas se organizou numa associação para facilitar a produção e a venda de legumes e frutas sem agrotóxico. Cerca de 200 itens estão disponíveis para a comercialização, de acordo com a sazonalidade e respeitando o ciclo de produção natural. A associação também presta apoio a quem pretende produzir sem poluir o solo e a água.
“É um orgulho receber esse prêmio de duas grandes empresas, RAC e Sanasa, que reconhecem o trabalho realizado por pequenos produtores que trabalham em benefício de todos”, disse Dercílio Aristeu Pupin, representante do projeto.
Prata – Ekobuild – Empresa de Campinas que produz o tijolo verde, que não vai ao forno e, por isso, diminui a quantidade de gás carbônico lançada na atmosfera. A empresa faz o treinamento de mestres de obras e pedreiros para atuarem em construções sustentáveis.
Bronze – Projeto Jovens Construindo a Cidadania (JCC) – Policiais militares do 35º Batalhão da PM, em Campinas, realizam um projeto de conscientização ambiental em quatro escolas publicas da cidade. A proposta é também levar aos jovens informações sobre empreendedorismo e geração de renda.
Já na categoria Terceiro Setor os projetos vencedores foram:
Ouro – Voluntária Joana Gomes de Jesus – Retirante nordestina, ela mantém a organização não governamental (ONG) Associação de Mães Amor à Criança, no Campo Belo, em Campinas, somente com a coleta e venda de recicláveis. Cerca de 180 crianças recebem alimentação, têm acesso ao mundo digital e fazem cursos na entidade. Recentemente, tem coletado também resíduos eletrônicos e os encaminhados para processos de manutenção reversa.
“Esse prêmio é tudo em minha vida. Nunca imaginava ser vencedora. Faz 16 anos que eu cuido dessas crianças, fazendo com que elas brinquem e evitem o uso de eletrônicos”, falou emocionada Joana Gomes de Jesus, que foi aplaudida de pé pelos presentes.
Prata - Movimento Assistencial Espírita Maria Rosa – Entidade do Jardim Campineiro, em Campinas, oferece a adolescentes e jovens do bairro formação para transformar materiais recicláveis em peças de decoração ou brinquedos. Além disso, há uma oficina de recuperação de moveis. O projeto envolve o empreendedorismo juvenil, já que muitos descobrem no projeto uma forma de complementar a renda familiar.
Bronze – Cooperativa São Bernardo – Associação de catadores de materiais recicláveis garante renda a cerca de 20 famílias, diminui preconceitos e todos os meses retira dos aterros sanitários 46 toneladas de lixo. O projeto surgiu a partir do estimulo da Secretária de Assistência Social da Prefeitura de Campinas.