SANASA E RAC ENTREGAM PRÊMIO DE CONSCIÊNCIA AMBIENTAL

Ampliar

Os vencedores da 5ª. edição do Prêmio de Responsabilidade Ambiental RAC e Sanasa foram premiados em um evento realizado em Sousas nesta terça-feira, 04 de outubro.

Ampliar

Estiveram presentes o Prefeito de Campinas, Demétrio Vilagra, o Presidente da Sanasa, Fernando Vaz Pupo, o Diretor Editorial do Grupo RAC, Nelson Homem de Mello e demais autoridades.

Ampliar

“Esse projeto é uma iniciativa muito importante entre a RAC e a Sanasa. Ele colabora com o crescimento econômico e contribui com a melhoria da qualidade de vida dos moradores de Campinas”, ressaltou o prefeito de Campinas, Demétrio Vilagra.
Durante o ano de 2011, foram publicadas no jornal Correio Popular 29 reportagens sobre ações e projetos ambientais realizados em Campinas e região, divididas nas categorias Público e Privado, que envolve os trabalhos de empresas e setores da administração pública, e Terceiro Setor, que abrange ações aplicadas por voluntários individuais ou engajados em organizações não-governamentais (ONGs).

Ampliar

“A sociedade está realizando ações cada vez mais importantes para a preservação do meio ambiente”, disse o presidente da Sanasa, Fernando Pupo. “O poder público municipal também tem avançado em medidas que visam garantir um futuro melhor aos seus cidadãos”, completou.
Os premiados foram avaliados por um grupo de cinco jurados, formado por pesquisadores e especialistas da área. Eles consideraram os conceitos e princípios incluídos na Agenda 21 Global, realizada pela Organização das Nações Unidas (ONU), abordando: ineditismo, grau de mobilização, impacto ambiental, tecnológico, social e cultural.

Ampliar

“A cada edição desse prêmio constatamos que existem muitas ações relevantes e que os trabalhos têm efeito multiplicador”, falou o diretor da RAC, Nelson Homem de Mello.

Na categoria Público/Privado os premiados foram:
Ouro – Família Orgânica – Um grupo de 20 produtores rurais de Campinas se organizou numa associação para facilitar a produção e a venda de legumes e frutas sem agrotóxico. Cerca de 200 itens estão disponíveis para a comercialização, de acordo com a sazonalidade e respeitando o ciclo de produção natural. A associação também presta apoio a quem pretende produzir sem poluir o solo e a água.
“É um orgulho receber esse prêmio de duas grandes empresas, RAC e Sanasa, que reconhecem o trabalho realizado por pequenos produtores que trabalham em benefício de todos”, disse Dercílio Aristeu Pupin, representante do projeto.
Prata – Ekobuild – Empresa de Campinas que produz o tijolo verde, que não vai ao forno e, por isso, diminui a quantidade de gás carbônico lançada na atmosfera. A empresa faz o treinamento de mestres de obras e pedreiros para atuarem em construções sustentáveis.
Bronze – Projeto Jovens Construindo a Cidadania (JCC) – Policiais militares do 35º Batalhão da PM, em Campinas, realizam um projeto de conscientização ambiental em quatro escolas publicas da cidade. A proposta é também levar aos jovens informações sobre empreendedorismo e geração de renda.
Já na categoria Terceiro Setor os projetos vencedores foram:
Ouro – Voluntária Joana Gomes de Jesus – Retirante nordestina, ela mantém a organização não governamental (ONG) Associação de Mães Amor à Criança, no Campo Belo, em Campinas, somente com a coleta e venda de recicláveis. Cerca de 180 crianças recebem alimentação, têm acesso ao mundo digital e fazem cursos na entidade. Recentemente, tem coletado também resíduos eletrônicos e os encaminhados para processos de manutenção reversa.
“Esse prêmio é tudo em minha vida. Nunca imaginava ser vencedora. Faz 16 anos que eu cuido dessas crianças, fazendo com que elas brinquem e evitem o uso de eletrônicos”, falou emocionada Joana Gomes de Jesus, que foi aplaudida de pé pelos presentes.
Prata - Movimento Assistencial Espírita Maria Rosa – Entidade do Jardim Campineiro, em Campinas, oferece a adolescentes e jovens do bairro formação para transformar materiais recicláveis em peças de decoração ou brinquedos. Além disso, há uma oficina de recuperação de moveis. O projeto envolve o empreendedorismo juvenil, já que muitos descobrem no projeto uma forma de complementar a renda familiar.
Bronze – Cooperativa São Bernardo – Associação de catadores de materiais recicláveis garante renda a cerca de 20 famílias, diminui preconceitos e todos os meses retira dos aterros sanitários 46 toneladas de lixo. O projeto surgiu a partir do estimulo da Secretária de Assistência Social da Prefeitura de Campinas.

Ampliar



P-A - 06/10/2011



Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento S/A
Av. da Saudade nº500 - Ponte Preta - Campinas - São Paulo - CEP: 13.041-903 - Telefone: 0800.7721195
CNPJ: 46.119.855/0001-37 Inscrição Estadual: 244.371.725.111
Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados