ÓLEO DE COZINHA : COMO DESCARTAR CORRETAMENTE

Nunca se deve jogar o óleo de cozinha usado na pia, no ralo, vaso sanitário ou espalhá-lo sobre a terra.

O descarte do óleo em pias, ralos, vasos sanitários etc. provocam o entupimento prematuro do encanamento da casa e poderá contaminar os rios. Para que se tenha idéia da gravidade do problema, um litro de óleo contamina em média 1 milhão de litros de água, o equivalente ao consumo de uma pessoa durante 14 anos. O tratamento da água de esgoto contendo óleo, que é realizada nas Estações de Tratamento de Esgoto, custa muito caro à população.

Despejá-lo sobre o solo ou derramá-lo dentro do saco de lixo também não resolve a questão, pois cria uma camada impermeável sobre a superfície, o que facilita a ocorrência de enchentes e pode poluir as águas do subsolo que vão alimentar os rios.

Então, o que fazer com o óleo de cozinha ?

Não existe uma maneira ideal de se desfazer do óleo de cozinha, mas o óleo usado pode ser reaproveitado para fazer sabão ou ser destinado a alguma entidade que o recicle ou dê a ele outra utilização antes de descartá-lo adequadamente.

Se você não conhece nenhuma fábrica de sabão ou entidade que possa reaproveitar o óleo da sua cozinha, a alternativa mais simples é, depois que o óleo está frio, colocá-lo em uma garrafa de plástico, fechá-la e colocá-la no lixo comum.

Ao fazer isso, você estará contribuindo para a melhoria do meio ambiente e, conseqüentemente, cuidando de sua própria saúde, bem como reduzindo as despesas envolvidas no tratamento de esgotos que, em última análise, é você quem paga.

Todo tipo de lixo tem sua melhor maneira de descarte ou reciclagem. Fazendo o correto, você estará contribuindo de forma efetiva para um meio ambiente mais saudável.



CC-D - 20/03/2017



Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento S/A
Av. da Saudade nº500 - Ponte Preta - Campinas - São Paulo - CEP: 13.041-903 - Telefone: 0800.7721195
CNPJ: 46.119.855/0001-37 Inscrição Estadual: 244.371.725.111
Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados