2) Teste de Vazamento Detalhado: permite identificar se existe vazamento nas instalações hidráulicas dos imóveis, além de detectar o trecho da instalação do possível vazamento, que pode ser de alta pressão (do cavalete até a caixa d´água) ou baixa de pressão (após a caixa d´água).
Instruções para o teste Detalhado
Este teste indica com segurança se existe ou não vazamento interno. Porém para a localização exata nas instalações do imóvel pode ser necessária a contratação de mão de obra especializada.
1° passo – Trecho de alta pressão – do hidrômetro até a caixa d´água:
Com o registro de entrada da água (interno ao imóvel) aberto, interrompa a chegada da água no reservatório domiciliar (caixa-d’água). Para isso, basta prender a boia na posição ‘fechada’.
Feche todas as torneiras, não utilize os vasos sanitários e certifique-se de que não exista consumo de água em nenhum outro ponto do imóvel; verifique, inclusive, se não há torneiras ou chuveiros pingando. Nesta condição, o hidrômetro não deve registrar a passagem de água. Observe o hidrômetro (fotos abaixo) e, caso haja movimento no dispositivo indicador de fluxo, significa que existe vazamento no trecho de alta pressão.