Breve histórico
A proposta de disponibilizar à população uma experiência de imersão metafórica no universo da água, por meio de instalações interativas, surgiu timidamente no fim de 2017, com a intenção inicial, por parte da equipe de projetos sociais, de adquirir quatro pequenas maquetes que representassem os serviços executados pela SANASA. A ideia foi ganhando forma e tamanho, envolvendo outras áreas da empresa, de tal modo que o acervo do museu é composto, atualmente, por 24 instalações contemplativas e interativas, distribuídas nas áreas interna e externa do prédio, que abordam o tema água sob diversos aspectos: a água na natureza, na história, na sociedade, na ciência, na tecnologia, além da atuação da SANASA no município. Complementam ainda o acervo algumas peças que contam um pouco da história do saneamento em Campinas.
As instalações trazem em sua narrativa a água enquanto elemento garantidor da vida e do equilíbrio ambiental do planeta. Também são destacados os usos da água ao longo da história e a evolução tecnológica para o tratamento, armazenamento e distribuição. O papel da SANASA é ressaltado com ênfase no sistema de abastecimento de água, bem como no serviço de esgotamento sanitário e na produção de água de reúso. A ciência e a tecnologia são alinhadas como primordiais para o cumprimento do trabalho da empresa em sua responsabilidade de garantir a saúde pública e o bem-estar da população.
Já o Centro de Conhecimento da Água, enquanto espaço que abriga o museu, também foi revitalizado. O prédio ganhou pintura nova, climatização, reforma do auditório, paisagismo novo, entre outras melhorias, integrando-se harmonicamente à expografia criada.