A Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento – ASSEMAE, entidade que reúne os mais de 2 mil municípios que administram de forma pública e autônoma seus serviços de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgotos, limpeza pública e drenagem urbana tem novo presidente.
Sílvio José Marques, gerente de comunicação da Sanasa Campinas, SP, um dos maiores serviços públicos municipais de saneamento do país, assume a presidência da entidade. Ele participa da Associação há uma década. Sílvio Marques é sociólogo, com especialização em economia do trabalho e atualmente ocupava a primeira vice-presidência da entidade que elege sua diretoria a cada dois anos.
No dia 3 de janeiro, o então presidente, já em segundo mandato, Arnaldo Luiz Dutra, licenciou-se da direção da ASSEMAE para assumir a presidência da Companhia Riograndense de Saneamento – Corsan, a convite do governador Tarso Genro.
A ASSEMAE integra a Frente Nacional pelo Saneamento Ambiental e atua pela qualificação dos serviços de saneamento. Teve participação determinante no processo que culminou com a edição da Lei que estabelece a Política Nacional de Saneamento Ambiental, no ano de 2007, e também da Política Nacional de Resíduos Sólidos, pondo fim há um período de mais de 20 anos sem leis para esses setores. No ano de 2003 recebeu o pergaminho de honra do Programa de Assentamentos Humanos. Compõe o Conselho Nacional das Cidades. Em maio de 2010, o então presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou da abertura da Assembleia Nacional da ASSEMAE, realizada em Uberaba. O presidente foi alertado de que a Lei de Saneamento, aprovada em 2007, ainda não havia sido regulamentada. Como efeito imediato de sua participação no evento da ASSEMAE, Lula prometeu e regulamentou a Lei uma semana depois na Conferência das Cidades, em Brasília.