Com o objetivo de melhorar as instalações operacionais da Sanasa, a Gerência de Manutenção, através do setor de Manutenção Mecânica Geral, está realizando a troca dos pisos e tampões de aço carbono por fibra de vidro. “Essas substituições facilitaram muito o dia a dia dos funcionários que fazem a manutenção na captação do Atibaia, nos centros de reservação e estações elevatórias de esgoto”, disse o coordenador Jorge deFreitas.
As primeiras trocas ocorreram nas casas de bombas 3 e 4 , localizadas na Captação do Atibaia. No local, existiam grandes placas de aço carbono que eram difíceis de serem removidas para a manutenção devido ao peso, o que acabava provocando acidentes de trabalho. A durabilidade também era pequena, uma vez que elas eram fechadas e colocadas em locais de grande umidade, o que acabava enferrujando o material.
Além de não oxidar, as peças em fibra de vidro são menores, vazadas e mais leves (uma vez que representam 30% do peso do aço). Sua vida útil é inestimada, pois os materiais adquiridos pela Sanasa utilizam resina resistente a raios UV e aos gases encontrados nas instalações de esgoto.