O evento, realizado este ano em Campinas, foi um sucesso e contou com a inscrição de aproximadamente 3 mil pessoas e a participação de mais de 2 mil visitantes de 414 municípios de 21 estados da Federação, entre os quais prefeitos, sanitaristas, gestores públicos, representantes da academia e de empresas, além de organização sociais e observadores internacionais.
A abertura da Assembleia, em 22 de maio, foi feita pelo presidente da Sanasa, Lauro Péricles Gonçalves, e coordenada pelo Gerente de Comunicação e Presidente da Assemae, Silvio José Marques. Também compôs mesa o Diretor da Funasa Antônio Henrique de Carvalho. Todos abordaram a preocupação em garantir saneamento para o desenvolvimento dos municípios brasileiros.
Além da apresentação de trabalhos técnicos e pôster, os funcionários Romeu Cantúsio Neto, Renato Rosseto e Lina Cabral Adani foram convidados a participar de mesas-redondas. Contou ainda com a apresentação do trabalho da Eng. Gladis Matteo, sobre Estudo de Viabilidade para instalação e Operação de Centrais de Lodos nas Bacias do PCJ.
No final da Assembleia foi eleito o novo Conselho Diretor: Silvio José Marques, que ocupava o cargo de presidente interino da entidade, assumiu a presidência da Assemae por mais dois anos, e o advogado do setor Jurídico, Alex Figueiredo dos Reis, elegeu-se 1º. Diretor de Assuntos Jurídicos.
Dois trabalhos técnicos da Sanasa foram premidos:
• José Gabriel Aboin Gomes Camargo e Juliana Pontes Machado de Andrade – Análise de desempenho de um filtro biológico aerado submerso
• Maurício André Garcia - Redução de perdas por submedição em Campinas