FILHOS DE FUNCIONÁRIOS SE DIVERTEM E APRENDEM NO PROGRAMA FÉRIAS NA SANASA

Ampliar

A diversão foi garantida para os filhos dos funcionários da Sanasa que participaram do programa Férias na Sanasa, no período de 11 a 15 de julho. As crianças curtiram o passeio de Maria Fumaça, conheceram a história do telefone, museu de carros antigos, observação de explosões solares através de telescópio, entre outras atividades, além de um cardápio elaborado exclusivamente para atender o paladar dos pequenos.
Ao saírem da sede nos ônibus, as crianças estavam ansiosas em saber como seria o passeio na Locomotiva Maria Fumaça, porque para muitas delas seria a primeira vez que andariam em um trem. “Acho que vou gostar do passeio”, disse a pequena Ana Carolina Gomes de Lima, 6 anos.

Ampliar

Ampliar

Na Estação Anhumas, todos os participantes receberam informações do Gerente Geral da ABPF (Associação Brasileira de Preservação Ferroviária) Vanderlei sobre o que é a Maria Fumaça, cujo nome foi dado devido à população da época ser constituída em sua grande maioria por católicos (há 88 anos). Ele ressaltou que o lugar onde as pessoas viajam chama-se carro de passageiro e não vagão como habitualmente estamos acostumados a ouvir. Na realidade, vagão é o local reservado para transportar cargas e animais, mas não pessoas. Joás Eunatan da Silva de Oliveira, 7 anos, era uma das crianças atenta às explicações. “Estou adorando conhecer a Maria Fumaça”, falou.

Ampliar

Durante o percurso até a Estação Carlos Gomes, as crianças conheceram um pouco da história de Campinas ao passar por fazenda produtora de café, cenário de gravação de muitas novelas, pelo Rio Atibaia (principal manancial da cidade) e descobriram como surgiu o telefone (Campinas foi a terceira cidade no mundo a ter uma linha telefônica, sendo as duas primeiras Chicago e Rio de Janeiro), sendo relatado a elas a dificuldade e a demora em se completar uma ligação através de demonstração em aparelhos antigos. “Foi muito curioso saber como se fazia uma ligação”, disse Lia Oliveira, 10 anos.

Ampliar

Depois foi apresentado como funciona a locomotiva, para que serve cada compartimento e que o sino sempre toca quando passa por uma estação. “Achei que a Maria Fumaça andasse mais rápido”, comentou André Lucas Marques de Paula, 10 anos, ao se referir a velocidade do trem de 30 km/hora.

Ampliar

A segunda etapa do passeio foi no Observatório Astronômico Nelson Travnik, localizado no espaço Vila Antiga, na região do Alphaville. Neste local está instalado o telescópio que possibilita visualizar a explosão do sol.

Ampliar

Esse é o único aparelho do Brasil à disposição do público e apenas mil pessoas já observaram esse fenômeno da natureza. “Aqui não temos só um momento de lazer, mas aprendemos muito sobre o universo”, disse o astrônomo Júlio Lobo. “Não imaginava que o sol fosse tão vermelho”, falou Isabela de Almeida Negreiro, 9 anos.

Ampliar

Além de almoçarem e tomarem lanche nesse local, as crianças puderam ainda contemplar vários exemplares de carros antigos e outras peças históricas.



P-A - 19/07/2011



Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento S/A
Av. da Saudade nº500 - Ponte Preta - Campinas - São Paulo - CEP: 13.041-903 - Telefone: 0800.7721195
CNPJ: 46.119.855/0001-37 Inscrição Estadual: 244.371.725.111
Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados