O Programa estadual tem por objetivo geral apoiar ações de saneamento básico que contribuam para a ampliação da disponibilidade hídrica no Estado de São Paulo, nas bacias ou sub-bacias de Unidades de Gerenciamento de Recursos Hídricos (UGRHIs). Em específico, dentre suas modalidades de ação, estão o incremento da disponibilidade de água, seu uso racional e o controle e redução de perdas reais.
Nesse âmbito, a Prefeitura Municipal de Campinas e a Sanasa selam contratos de execução de dois importantes projetos: obras para viabilizar a troca de redes e ramais no setor Nova Europa e, também, para a implantação de ações de uso racional da água em 100 escolas públicas do município de Campinas. Nesse total, incluem-se 86 escolas municipais e 14 estaduais, selecionadas segundo o critério de maior índice de desperdício verificado.
A economia de água prevista tem impacto importante, uma vez que poupa a bacia do PCJ (rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí). Tanto a substituição de rede antiga (Nova Europa), quanto a redução do desperdício de água em escolas poupam a citada bacia.