Para a empresa, esta medida acaba com as ocorrências de portões fechados, além de eliminar as irregularidades das ligações que chegaram a 3.489 ocorrências em 2011, como ligações clandestinas e intervenções nos hidrômetros. Todas as caixas padrão são lacradas, impedindo a abertura da mesma ou a remoção do hidrômetro por pessoas não autorizadas. Os reparos só podem ser feitos pelos funcionários da Sanasa.
O monitoramento da numeração de cada lacre é feito via sistema e controlado mensalmente pelos leituristas. O dispositivo não impede que cada morador acompanhe pelo visor do hidrômetro o consumo de água de seu imóvel.
No mercado deste 1.996, quando foi instalada a primeira caixa padrão de modo opcional, esta caixa, que desde 1997 se tornou obrigatória, está disponível para o consumidor que poderá adquiri-la para a troca de padrão, por um preço que varia de acordo com a necessidade de troca do local do hidrômetro, sendo o valor mínimo de R$ 90,60 para até 5 metros de transferência do cavalete.
Para adquirir a caixa padrão, basta o consumidor ir a uma das Agências de Atendimento da Sanasa ou ligar para o telefone 0800-7721-195 e obter as informações necessárias.