EPAR GANHARÁ SEGUNDA FASE SEMELHANTE A PRIMEIRA

Ampliar

Com assinatura da ordem de serviço, na ultima sexta-feira, 09 de março, que libera a construção da segunda fase da Estação de Produção de Água de Reúso – EPAR Capivari II, Campinas ganha a primeira estação de tratamento de esgoto que vai gerar um efluente com 99% de grau de pureza.

Ampliar

Utilizando o sistema terciário, a EPAR, em sua segunda fase será composta por três tanques de ultra filtração com membranas filtrantes, com oito módulos e espaço para colocação de mais dois, que ocupam uma área de aproximadamente 200 metros quadrados.

A primeira fase, que já esta em pré operação para teste, e a segunda que terá prazo para conclusão em dezembro deste ano, terão capacidade para tratar 360 l/s de efluente.

O esgoto tratado será descartado com qualidade no Rio Capivari, e futuramente permitirá o fornecimento de água de reúso ao Parque Industrial de Campinas e região, reduzindo o uso de água dos Rios Atibaia, Capivari e Jaguari (preservando os recursos naturais). O excedente será lançado no rio Capivari com total atendimento à legislação, permitindo a imediata recuperação da qualidade do rio, com grande benefício ao meio ambiente. De acordo com o gerente de operação de esgoto da Sanasa, Renato Rossetto, o meio ambiente ganhará com a ampliação da EPAR, “Vamos oferecer um produto de excelente qualidade, aproveitando os recursos existentes e sem exaurir ainda mais os mananciais", disse. A meta da Sanasa é chegar ao final de 2012 com a capacidade de tratar 100% do esgoto.

Ampliar

A Estação Produtora de Água de Reúso Capivari II foi construída pelo consórcio formado pela Odebrecht e GE Water numa área de 180 mil m², demandou investimentos de R$ 91 milhões, com verba proveniente do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) e SANASA, e levou 18 meses para sua conclusão. Neste primeiro lote, foram executados, cerca de 10,5 km de interceptores, coletores tronco e linhas de recalque, com diâmetros de até 1,2 metros e três estações elevatórias de esgoto bruto.

Ampliar

Na assinatura o prefeito Pedro Serafim disse que este projeto do PAC é o primeiro de muitos que beneficiarão Campinas. “Todo este projeto de tratamento de esgoto e reutilização da água, é um projeto do Programa de Aceleração do Crescimento do Governo Federal, e só o primeiro do que estamos priorizando para a cidade. Queremos fazer mais obras, mais programas, mais planos e mais projetos para a cidade”. Serafim ressaltou ainda a importância da Sanasa para o município. “Temos que dar os créditos aos funcionários da empresa, porque todos se empenham num bom atendimento à população. Digo que a Sanasa é um exemplo de empresa para ser seguido por todo o Brasil” ressaltou o prefeito.

Ampliar

Nesta segunda etapa da obra, com valor de investimentos de R$ 86 milhões, recursos provenientes da Caixa Econômica Federal e Sanasa, serão executados 12,7 km de interceptores, coletores tronco e linhas de recalque além de uma estação elevatória de esgotos, atendendo a inúmeros bairros e núcleos residenciais da região sudoeste de Campinas. Além do esgoto doméstico, a EPAR terá capacidade para tratar 18 m³/h de efluentes industriais.

Ampliar

Meio ambiente
A produção de água de reuso para utilização das empresas instaladas no Parque Industrial de Campinas provocará uma redução na captação de água dos rios Atibaia, Capivari e Jaguari. Além disso, o excedente produzido pela EPAR será lançado no rio Capivari, com impacto direto na recuperação da qualidade do rio e grande benefício ao meio ambiente.



P-A - 13/03/2012



Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento S/A
Av. da Saudade nº500 - Ponte Preta - Campinas - São Paulo - CEP: 13.041-903 - Telefone: 0800.7721195
CNPJ: 46.119.855/0001-37 Inscrição Estadual: 244.371.725.111
Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados