Utilizando o sistema terciário, a EPAR, em sua segunda fase será composta por três tanques de ultra filtração com membranas filtrantes, com oito módulos e espaço para colocação de mais dois, que ocupam uma área de aproximadamente 200 metros quadrados.
A primeira fase, que já esta em pré operação para teste, e a segunda que terá prazo para conclusão em dezembro deste ano, terão capacidade para tratar 360 l/s de efluente.
O esgoto tratado será descartado com qualidade no Rio Capivari, e futuramente permitirá o fornecimento de água de reúso ao Parque Industrial de Campinas e região, reduzindo o uso de água dos Rios Atibaia, Capivari e Jaguari (preservando os recursos naturais). O excedente será lançado no rio Capivari com total atendimento à legislação, permitindo a imediata recuperação da qualidade do rio, com grande benefício ao meio ambiente. De acordo com o gerente de operação de esgoto da Sanasa, Renato Rossetto, o meio ambiente ganhará com a ampliação da EPAR, “Vamos oferecer um produto de excelente qualidade, aproveitando os recursos existentes e sem exaurir ainda mais os mananciais", disse. A meta da Sanasa é chegar ao final de 2012 com a capacidade de tratar 100% do esgoto.