O CCA – Centro de Conhecimento da Água, da Sanasa, receberá neste mês duas turmas participantes do programa Sanasa na Comunidade. Na quarta-feira, dia 14, às 14h, a empresa recebe os assistidos pela Associação Promocional Oração e Trabalho (Apot), do padre Haroldo Rahm. No dia 21, às 9h, será a vez de um grupo de moradores que participa de atividades promovidas pelo Centro de Saúde do Jardim São Domingos. Em média, cada grupo reúne cerca de 40 participantes. Um ônibus da Sanasa faz o transporte do pessoal entre o bairro de origem e o CCA.
O Projeto Sanasa na Comunidade aproxima a população da realidade da empresa, mostrando a importância do tratamento da água e do esgoto. Os participantes recebem dicas sobre o uso racional da água, norteados por ações educativas e preventivas. Também são orientados como deve ser o uso adequado da rede coletora de esgoto. Na programação conta um vídeo com os processos e as etapas da Estação de Tratamento de Esgoto, desde a captação, volume, aspectos que dificultam o tratamento, até a finalização com o despejo do esgoto tratado ao rio. Na sequência é apresentado um teatro de marionetes onde é água é mostrada desde a sua captação no rio, utilização doméstica, despejo na rede de esgoto e retorno ao rio onde foi captada.
A população atendida também recebe orientações sociais, dicas de economia e de como limpar a caixa d´água. O projeto surgiu a partir da análise da demanda dos atendimentos individualizados, realizados pelo Serviço Social de Atendimento ao Cliente da Sanasa. Implantado em outubro de 2003, atende a população de Campinas por meio de ações educativas e preventivas ligadas aos aspectos socioambientais.
Principais Objetivos
Sensibilizar a população para a importância do tratamento da água e de esgoto; proporcionar o conhecimento e reflexão sobre a melhor forma de utilizar a água evitando o desperdício; fortalecer parcerias com equipamentos de bairro e suas lideranças; promover a reflexão dos participantes sobre novos hábitos cotidianos; promover a inserção de novos conhecimentos, para o despertar da consciência ambiental e formar agentes multiplicadores.