LIMPEZA PERIÓDICA DE CAIXAS D’ÁGUA AFASTA RISCO DE CONTAMINAÇÃO DA ÁGUA

A água produzida pela Sanasa atende aos padrões de potabilidade para consumo humano e é reconhecidamente uma das melhores do país. Quando a água tratada sai dos reservatórios da empresa, ela está pronta para ser ingerida. No entanto, técnicos da Sanasa alertam que, para manter a qualidade, é preciso que a população faça limpezas periódicas em suas caixas d’água para evitar contaminação por bactérias e outros parasitas que se reproduzem facilmente quando encontram o ambiente apropriado.

De acordo com Ivânio Rodrigues Alves, Coordenador de Análise e Controle de Água da Sanasa, a limpeza da caixa d’água deve ser feita a cada seis meses. “A água é vetor para a transmissão de várias doenças, desde uma simples diarreia até uma hepatite”, alerta. A situação se agrava quando a água contaminada é ingerida por crianças e idosos que são menos resistentes e tendem a sofrer mais com as consequências.

A limpeza da caixa d’água é um processo simples, mas um pouco demorado – cerca de duas horas – tempo necessário para as ações desinfetante e bactericida. Para promover a limpeza, o morador deve fechar o registro de entrada da água para sua caixa, abrir todas as torneiras e dar repetidas descargas no banheiro até que seu reservatório fique com aproximadamente um palmo de água no fundo. Essa água é que será usada para a limpeza.

Com esse nível de água, a saída da caixa deve ser tampada para que sujeira não desça pelo encanamento da casa. Utilize uma esponja macia, sem uso, para lavar as paredes e o fundo da caixa d’água, mas sem usar sabão, detergente ou qualquer outro tipo de produto químico. Use apenas água. Com um pano, remova toda a água e a sujeira para um balde.

Agora é a vez de promover a desinfecção. Abra a saída da caixa d’água e deixe todas as torneiras fechadas e não use a descarga. Abra o registro e deixe a caixa encher, acrescentando um litro de água sanitária para cada mil litros de água. Não consuma essa água por duas horas. Depois desse período, abra novamente todas as torneiras de dê várias descargas no banheiro. A água que escoar servirá para desinfetar o encanamento da casa. Com esse procedimento, sua caixa d’água já está pronta para o uso. Pode enchê-la novamente e cuide para que ela fique bem fechada para evitar a entrada de insetos ou pequenos animais. “Repita essa operação a cada seis meses”, orienta Ivânio.



P-A - 26/03/2012



Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento S/A
Av. da Saudade nº500 - Ponte Preta - Campinas - São Paulo - CEP: 13.041-903 - Telefone: 0800.7721195
CNPJ: 46.119.855/0001-37 Inscrição Estadual: 244.371.725.111
Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados