A direção da Fundação José Pedro de Oliveira, responsável pela Mata Santa Genebra, se reuniu com o presidente da Sanasa, Marco Antonio Santos, para discutir um projeto de recuperação da borda da da Mata que é considerada Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE).
Pela Fundação estiveram presentes a presidente Tereza Dóro, a diretora Científica Cynira Any Gabriel e a assessora Sabrina Martins.
O objetivo do encontro foi firmar um convênio para viabilizar o projeto de recuperação ecológica de borda, previsto no Plano de Manejo da ARIE aprovado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) em agosto de 2010.
O próximo passo dentro do convênio a ser firmado é enviar um projeto de recuperação da borda da Mata para a Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb), que vai analisá-lo e, posteriormente, autorizar a realização.
De posse da autorização, a Sanasa dará início à primeira parte das atividades, que consiste em realizar um manejo seletivo de espécies impactantes como, por exemplo, o capim-colonião das áreas de borda da Mata de Santa Genebra. Após o manejo dessas espécies será realizado o plantio de mudas nativas da região, começando assim a fase fina do projeto de recuperação.
A Mata de Santa Genebra possui 251,7 hectares, e está entre as dez Unidades de Conservação mais bem avaliadas do país, segundo o Instituto Chico Mendes.