A Sanasa é única empresa municipal de saneamento a participar de todas as reuniões da Comissão Especial para Tradução de Normas Internacionais aplicadas na gestão dos serviços de água potável e esgoto. Este importante trabalho é coordenado pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
Engenheiros e técnicos da Sanasa integram essa comissão, juntamente com representantes de outros órgãos de saneamento, para a tradução e adaptação de normas já aplicadas em outros países. Representam a Sanasa na comissão a Consultora Ambiental, Myrian Costa, o Gerente de Qualidade e Relações Institucionais, Alessandro Tetzner e a Consultora Administrativa, Sônia Souza.
Atualmente o trabalho está focado na tradução e adaptação da norma ISO 24510, que se refere às atividades relacionadas aos serviços de água potável e de esgoto, contemplando as diretrizes para avaliação e melhoria dos serviços prestados aos usuários.
A comissão também já está trabalhando com as normas ISO 24511 e 24512, que conterão as diretrizes para a gestão e avaliação dos prestadores de serviços de esgoto, bem como, a gestão e avaliação dos prestadores de serviços de água potável, respectivamente.
Participam também desta comissão as agências reguladoras e empresas de saneamento de todo o Brasil. A finalidade dessa comissão é efetuar a melhor tradução e adequação para essas normas serem utilizadas pelas empresas de saneamento do país.