SANASA PROMOVE LIMPEZA EM CAIXAS D´ÀGUA DE ESCOLAS E CSS

Ampliar

Escolas, creches e centros de saúde de Campinas passarão neste ano, mais uma vez, pelo programa de limpeza e desinfecção de caixas d’água, oferecido gratuitamente pela Sanasa. A iniciativa da empresa é pioneira no país e contribui com a qualidade da saúde pública ao eliminar riscos potenciais de contaminação em massa. No último ano, 265 estabelecimentos foram atendidos, beneficiando cerca de 81 mil pessoas.

Ampliar

Quando as caixas d’água deixam de ser limpas periodicamente, a sujeira acumulada pode comprometer a qualidade da água. Para que isso não aconteça, especialmente em locais com maior consumo e concentração de pessoas, a Sanasa desenvolveu um programa para limpar as caixas d’água de escolas, creches e centros de saúde.

O procedimento para essa limpeza é o mesmo realizado em caixas d’água residenciais e também é realizado a cada seis meses. No entanto, se o estabelecimento percebe que há algum tipo de contaminação na água, pode comunicar a Sanasa que imediatamente enviará técnicos para fazer uma vistoria.

Ampliar

As rotinas dos centros de saúde, escolas e creches não serão alteradas durante o processo de limpeza. A Sanasa envia um comunicado às secretarias de Educação e de Saúde avisando sobre a necessidade do serviço. A partir daí escolas e centros de saúde retornam à empresa sugerindo melhor data e horário para a limpeza. Caso os diretores se esqueçam de pedir o serviço, a própria Sanasa marca o dia para realizar o procedimento que dura, em média, quatro horas.

“A limpeza é muito importante, pois a sujeira acumulada compromete a qualidade da água. Além disso, se por algum motivo a água ficar contaminada, vai oferecer riscos de doenças, como a diarreia”, explica o agente técnico da Sanasa, Edson Souza. Ele ressalta que, com o serviço, diminui a incidência de tampas quebradas nas caixas d’água ou reservatórios sem tampa, já que, normalmente, só os técnicos da Sanasa tem acesso.

Ampliar

Limpeza periódica

A limpeza da caixa d’água é um processo simples, mas um pouco demorado – cerca de quatro horas – tempo necessário para as ações desinfetante e bactericida. Para promover a limpeza, o morador deve fechar o registro de entrada da água para sua caixa, abrir todas as torneiras e dar repetidas descargas no banheiro até que seu reservatório fique com aproximadamente um palmo de água no fundo. Essa água é que será usada para a limpeza.

Ampliar

Com esse nível de água, a saída da caixa deve ser tampada para que sujeira não desça pelo encanamento da casa. Utilize uma esponja macia, sem uso, para lavar as paredes e o fundo da caixa d’água, mas sem usar sabão, detergente ou qualquer outro tipo de produto químico. Use apenas água. Com um pano, remova toda a água e a sujeira para um balde.

Agora é a vez de promover a desinfecção. Abra a saída da caixa d’água e deixe todas as torneiras fechadas e não use a descarga. Abra o registro e deixe a caixa encher, acrescentando um litro de água sanitária para cada mil litros de água. Não consuma essa água por duas horas. Depois desse período, abra novamente todas as torneiras de dê várias descargas no banheiro.

A água que escoar servirá para desinfetar o encanamento da casa. Com esse procedimento, sua caixa d’água já está pronta para o uso. Pode enchê-la novamente e cuide para que ela fique bem fechada para evitar a entrada de insetos ou pequenos animais. Repita essa operação a cada seis meses”.



P-A - 23/05/2012



Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento S/A
Av. da Saudade nº500 - Ponte Preta - Campinas - São Paulo - CEP: 13.041-903 - Telefone: 0800.7721195
CNPJ: 46.119.855/0001-37 Inscrição Estadual: 244.371.725.111
Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados