A Sanasa participará da 42ª Assembleia Nacional da Assemae (Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento), em Maringá (PR) com a apresentação de nove trabalhos desenvolvidos por funcionários da empresa. O evento será realizado de 10 a 15 de junho e terá como tema o “Saneamento básico: desafios e cenários para a universalização”.
“Trata-se de um dos mais importantes encontros realizados no Brasil para a troca de experiências e aprimoramento de conhecimentos”, afirma o presidente da Sanasa, Marco Antonio dos Santos.
A assembleia da Assemae é reconhecida como um dos grandes eventos de saneamento básico da América Latina e reúne gestores públicos, técnicos e profissionais, prestadores de serviços, estudantes e pesquisadores. A 42ª Assembleia Nacional da Assemae terá também como destaques a 16ª Exposição de Experiências Municipais e a Feira de Saneamento. Todas as atividades serão desenvolvidas no Parque Internacional de Exposições Francisco Feio Ribeiro, em Maringá.
Na 16ª Exposição de Experiências Municipais serão apresentadas iniciativas que contribuíram para ampliar os índices de saneamento nos municípios brasileiros ou que poderão vir a ser utilizadas com este propósito.
A Sanasa participará com os seguintes temas:
1. Construindo um portal de transparência pública
2. Aplicação de Indicadores de desempenho para os Sistemas de Esgotamento de Campinas
3. Diretrizes para a avaliação e a melhoria dos serviços prestados aos usuários
4. Gerenciamento dos resultados que refletem a eficiência e eficácia de um Sistema de Gestão da Qualidade através da relação entre documentos e registros
5. Formação de auditores internos: vantagens e benefícios visando melhoria contínua do sistema de gestão de qualidade
6. EEE – Boas práticas de gestão para um eficiente controle operacional
7. Sanasa da Comunidade
8. Uso racional da água através da melhoria da medição dos consumos e a educação ambiental
Abaixo, o resumo dos trabalhos que serão apresentados:
1. Construindo um portal de transparência pública
O objetivo deste trabalho é esclarecer os conceitos que envolvem a criação e manutenção de um portal de transparência pública como instrumento para potencializar a disseminação de uma gestão pública transparente, sem mistérios, permitindo a qualquer cidadão saber onde, como e porque o dinheiro público está sendo gasto.
As lições aprendidas através da análise dos dados permitiram evidenciar aspectos importantes do uso dessas tecnologias, além de validarem o modelo apresentado. O capítulo final apresenta recomendações para gestores de portais coorporativos, além de discutir importantes aspectos tecnológicos e de aprendizagem. (Autor: Vitório Henrique Ferreira)
2. Aplicação de Indicadores de desempenho para os Sistemas de Esgotamento de Campinas
Este trabalho trata da aplicação de Indicadores de Desempenho para o gerenciamento dos Sistemas de Esgotamento de Campinas. O objetivo é mostrar alguns exemplos da utilização destes indicadores nos sistemas de esgotamento e das ferramentas de Sistemas de Informação Geográficas (SIG) para o apontamento de problemas, e posteriores diagnósticos. Atualmente são utilizados, principalmente, os seguintes indicadores: Coeficiente de Retorno (CR), o Índice de Consumo de Energia Elétrica (ICEE) e o Índice de Manutenções Corretivas nas Redes de Esgoto (IMCR).
Os exemplos mencionados e estudados no trabalho mostraram que os indicadores utilizados são eficazes para monitorar, apontar e diagnosticar problemas existentes nos Sistemas de Esgotamento, tais como: rompimentos nos emissários e coletores troncos, alterações operacionais nas Estações de Tratamento de Esgotos (ETE), apontamento de áreas com altos índices de rompimentos de redes de esgoto, entre outros. Como resultado tem-se um gerenciamento mais eficaz do sistema de esgotamento como um todo. (Autor: Cesar Sperchi)
3. Diretrizes para a avaliação e a melhoria dos serviços prestados aos usuários
A água constitui um desafio mundial para o século XXI, tanto em termos da gestão dos recursos hídricos disponíveis quanto em termos de acesso ao fornecimento de água e ao esgotamento sanitário à população mundial. Os governos têm um papel fundamental na promoção da melhoria do acesso à água potável e ao esgotamento sanitário por meio da melhoria da governança em todos os níveis, de ambientes de capacitação adequados e de marcos regulatórios, com a participação ativa de todas as partes interessadas.
Neste sentido, a aplicação de normas técnicas e suas recomendações auxiliam as empresas prestadoras dos serviços de água e esgoto a seguir um caminho claro na busca da satisfação dos seus usuários. Este trabalho apresentará as etapas de atuação dos organismos nacionais para a tradução de normativas internacionais, ou seja, a tradução das normas da série ISO 24500 que abordarão as atividades relacionadas aos serviços de abastecimento de água e de esgotamento sanitário. (Autores: Alessandro Tetzne e Myrian Nolandi)
4. Gerenciamento dos resultados que refletem a eficiência e eficácia de um Sistema de Gestão da Qualidade através da relação entre documentos e registros
A adoção de um sistema de gestão da qualidade deve ser uma decisão estratégica da empresa. O controle dos registros é a tarefa sequencial, pois é quando os resultados são apresentados, armazenados e discutidos, permitindo a avaliação da eficiência e da eficácia do sistema de gestão da qualidade de uma empresa.
A etapa de gerenciamento dos registros que reportam os resultados obtidos das regras criadas pela empresa é o princípio para o controle documental. Os dados são validados através de auditorias de desempenho dos sistemas de gestão, pois norteiam, orientam e concentram a relação direta entre documentos, registros e atividade dos funcionários.
O gerenciamento de documentos e dos registros visa a divulgação confiável e transparente, com disponibilidade a qualquer momento, facilitando o acesso dos funcionários, consumidores e parceiros de negócios às atividades e regras da empresa. (Autor: Alessandro Tetzner)
5. Formação de auditores internos: vantagens e benefícios visando melhoria contínua do sistema de gestão de qualidade
A implantação do sistema de gestão da qualidade ISO 9001 na empresa tem um papel fundamental na melhoria contínua dos processos, na preocupação com a redução dos gastos e retrabalhos de uma empresa. Este sistema pode ser verificado através de várias formas de auditorias, entre elas, as auditorias internas.
Elas são executadas pelos Auditores Internos da organização que têm um papel fundamental não só nas auditorias feitas em outros sites e departamentos mas também nos seus setores, pois atuam como facilitadores e multiplicadores internos nos assuntos relacionados ao Sistema de “Gestão da Qualidade”. (Autor: Jaime Dolenc)
6. EEE – Boas práticas de gestão para um eficiente controle operacional
Empresas públicas não estão muito distantes das privatizadas no mundo atual. Resultados e objetivos fazem parte do cotidiano. Realizar a gestão das tarefas que envolvem uma casa já é uma missão difícil, imaginem gerir 69 EEE (Estação Elevatória de Esgoto) espalhadas pela cidade?
Lidar com as pessoas, tarefas, empresas, sociedades, órgãos ambientais e setores envolvidos são tarefas árduas. Para tanto a adoção de boas práticas de gestão para um eficiente controle operacional faz-se necessário. Dessa forma, é preciso trabalhar para eliminar a falta de informações, retrabalho, desperdícios, melhorar a qualidade dos serviços prestados, coletar e tramitar adequadamente informações, aumentar a produtividade, reduzir seus custos e atender o mais breve possível as necessidades. (Autor: Márcio Barbosa)
7. Sanasa da Comunidade
A apresentação do trabalho na Assemae refere-se ao Projeto Sanasa na Comunidade, tem como ação educativa e preventiva, dissemina o uso racional de água e a utilização adequada de rede coletora de esgoto.
O Projeto tem como objetivo proporcionar o conhecimento de novos hábitos cotidianos, despertando a responsabilidade ambiental. (Autora: Célia Regina Franco Passarini)