A visita complementa a atividade de ação integrada iniciada em junho, quando os moradores adquiriram conhecimentos sobre a limpeza correta de caixa d´água e sobre os benefícios de manter o reservatório limpo, garantindo a qualidade da água potável recebida.
Os participantes aprenderam também a ler corretamente a fatura, para poderem controlar o consumo. “Nosso objetivo é sensibilizar os beneficiários sobre a importância do uso racional da água. Com estes conhecimentos inseridos eles se tornarão multiplicadores, disseminando o que aprenderam para seus vizinhos, amigos e família”, explica a gerente do Setor de Atendimento ao Cliente da Sanasa, Célia Franco Passarini.
Ações socioeducativas
O Projeto Sanasa na Comunidade foi implantado em outubro de 2003, com o objetivo de aproximar a população de Campinas da realidade da empresa. O programa consiste em ações educativas e preventivas relacionadas aos aspectos socioambientais, proporcionando o conhecimento e a reflexão sobre a melhor forma de utilizar a água, evitando assim o desperdício. Promove ainda a reflexão dos participantes sobre novos hábitos cotidianos e a inserção de novos conhecimentos para o despertar da consciência ambiental.
Desde 2006, o programa é apresentado durante a Assembleia Anual da ASSEMAE (Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento), considerada um dos mais importantes encontros do setor realizados no Brasil. Em 2008 o projeto recebeu dois prêmios: Ação pela Água, do Consórcio dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí; e ANA, da Agência Nacional das Águas (ANAC).
“Ao longo desses anos o projeto vem despertando o interesse de municípios da Região Metropolitana de Campinas, que enviam representantes para conhecerem a nossa atuação”, acrescentou a Coordenadora do Serviço Social do Setor de Atendimento ao Cliente Sanasa, Cláudia Cristina Tonietti.
O Projeto Sanasa na Comunidade está inserido em importantes programas governamentais: Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social – FNHIS, Programa de Aceleração do Crescimento - PAC – e o Programa Minha Casa Minha Vida. Desde 2003 até o ano de 2011, as atividades desenvolvidas pelo projeto beneficiaram diretamente mais de 26 mil pessoas.