SANASA ADOTARÁ SISTEMA INOVADOR DE LEITURA REMOTA DE HIDRÔMETROS

Ampliar

Imagine um sistema que, em intervalos de alguns minutos, consegue monitorar simultaneamente 11 hidrômetros, faz a leitura e controla a vazão e a pressão da água. E mais: o monitoramento, além de contínuo, é remoto, feito por um sistema de telefonia. A nova tecnologia, que há dois anos está sendo testada pela Sanasa na rede de distribuição de água da Unicamp, passará a ser usada até o final desse ano para a leitura do consumo de água no município.

Ampliar

Com investimentos iniciais de R$ 2 milhões, o novo sistema, conhecido como leitura remota, dispensa a necessidade da presença física durante o processo de leitura dos hidrômetros, já que todo o controle é feito através de comunicação via radio e computadores instalados na sede da Sanasa.

Uma das principais vantagens em relação ao processo atual de leitura, que é feita somente a cada 30 dias, é que essa nova tecnologia permite que a empresa detecte qualquer tipo de vazamento logo no início, diminuindo consideravelmente a quantidade de perdas. “Hoje o nosso índice de perdas é de aproximadamente 19%, comparável a países de primeiro mundo. Nossa meta é chegar aos 15% nos próximos anos”, planeja o diretor comercial da Sanasa, Rogério Stracialano Parada.

Ampliar

O novo sistema beneficiará diretamente o consumidor, que não precisará mais arcar com o rateio pela água não consumida em casos de vazamentos e perdas do sistema. “Além da justiça social tem ainda a questão do meio ambiente, pois economizaremos os recursos hídricos não desperdiçados. Também haverá diminuição na quantidade de rupturas na rede e consequentemente, das reclamações. Trata-se de um projeto inovador”, resume Parada.

A implantação da leitura remota será feita aos poucos. A previsão é que dentro de 90 dias o novo processo seja instalado em cem escolas municipais de Campinas. Em seguida, deverá ser adotado também por empresas e condomínios. “A ideia, a longo prazo, é expandir o conceito para toda a cidade”, acrescenta o diretor comercial da Sanasa. O projeto de leitura remota integra o Programa Estadual de Apoio à Recuperação das Águas – Reágua -, do governo do Estado de São Paulo. O objetivo é apoiar ações de saneamento básico que contribuem para a ampliação da disponibilidade hídrica no Estado.



P-A - 13/08/2012



Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento S/A
Av. da Saudade nº500 - Ponte Preta - Campinas - São Paulo - CEP: 13.041-903 - Telefone: 0800.7721195
CNPJ: 46.119.855/0001-37 Inscrição Estadual: 244.371.725.111
Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados