PROGRAMA DA SANASA MULTIPLICA APRENDIZAGEM AMBIENTAL

Ampliar

Gerar conhecimento de forma lúdica e ao mesmo tempo formar cidadãos que ajam de forma ambientalmente correta é o objetivo do projeto “Minha Escola na Sanasa”. Criado em 2001, o programa educacional atende escolas da rede pública e particular de Campinas. Até julho deste ano, 120 mil alunos participaram do projeto.

Ampliar

As atividades incluem visita técnica à estação de tratamento de água, teatro infantil e de bonecos e palestras. As duas primeiras atividades são indicadas para alunos entre 11 e 14 anos. A visita técnica contempla também universidades. As peças de teatro são destinadas a crianças de até 6 anos.

O programa alia ciência, arte e tradição popular para ensinar educação ambiental. “Conscientizando crianças e adolescentes, eles se tornam agentes multiplicadores das informações ambientais. Além de repassarem o aprendizado aos pais, eles cobram dos adultos mudanças no comportamento”, avalia a coordenadora de Educação Ambiental e Eventos também responsável pelo programa, Clara Coelho.

Ampliar

Atividades

Bonecos mamulengos alertam sobre o desperdício e explicam como é o tratamento de água e esgoto. A peça “ETA Esponja e ETE Esfregão” encantou Malu Rodrigues, de cinco anos e ofereceu lições valiosas que ela não desperdiça. "Aprendi que não pode jogar papel e chiclete na privada e que se gastar muita água e acabar, todo mundo vai morrer". Sobre o tratamento de água, Malu esclarece "o pingo de água estava sujo e a esponja limpou".

“Os amigos de Julinho em defesa da água”, para os alunos de ensino fundamental, estimula a mudança de hábitos referentes ao consumo e desperdício de água, a disposição adequada de lixo doméstico e a importância da água tratada.

Ampliar

O aluno Davi de Jesus lista o aprendizado do dia com a peça. “Aprendi economia de água, medidas de uso racional e como eliminar criadouros do mosquito da dengue”, comenta. E completa: "Ajuda a gente a não cometer erros. Muitas vezes gastamos muita água e não percebemos. Por serem ensinadas de forma engraçadas, parece que aprendemos mais". Davi diz que vai passar a lição para a família. "Não deixar a torneira aberta enquanto ensaboa a louça, não usar a mangueira, mas balde para lavar o chão". As apresentações ocorrem nas escolas e só não são apresentadas no período de férias.

A orientadora pedagógica, Maria Auxiliadora Agnew explica que o conteúdo também é trabalhado em aula. "Para fixar um pouco mais os temas abordados propomos atividades, avaliando o que eles aprenderam". Além disso, ela ressalta a receptividade do projeto. "O que passa, fica. Os pais nos procuram dizendo que as crianças comentam em casa sobre o que assistiram. Alguns ficam até espantados com os comentários", completa.

Para os alunos de ensino médio e superior são realizadas visitas técnicas à captação e estações de tratamento de água. A ideia é mostrar todas as etapas do tratamento. Muitos se surpreendem com o processo, exemplo disso, é a estudante Laís Cosolo. “Pensei que passava apenas por um filtro. Mas não, o processo é muito complicado”, destaca.

Participação

O setor de Educação Ambiental e Eventos, da Sanasa, envia um ofício a Secretaria de Educação para avisar sobre o programa. Os professores interessados respondem o documento, manifestando o desejo de participar com todos os dados da classe. A partir daí, as atividades são agendadas.

Clara explica que ao término do programa, um questionário é respondido pelos participantes. “A avaliação é sempre boa e o projeto é bem procurado”, diz.

Os gibis e outros materiais do programa estão disponíveis no site da Sanasa (www.sanasa.com.br), no link “Educação Ambiental”.



P-A - 15/08/2012



Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento S/A
Av. da Saudade nº500 - Ponte Preta - Campinas - São Paulo - CEP: 13.041-903 - Telefone: 0800.7721195
CNPJ: 46.119.855/0001-37 Inscrição Estadual: 244.371.725.111
Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados