Um simples aviso impresso deve ajudar a Sanasa a descongestionar o atendimento telefônico através da sua central de call center. Por mês, cerca de 3,5 mil consumidores ligam para a central de atendimento para questionar a falta de água em suas casas e só então descobrem que o fornecimento foi interrompido por falta de pagamento. Com o novo aviso, a empresa espera reduzir em até 35% estes chamados.
Todos os consumidores são avisados pelo menos duas vezes antes de terem o fornecimento de água suspenso. O primeiro aviso é emitido sete dias após o vencimento da fatura, dando prazo de 30 dias para regularizar a situação, conforme legislação vigente. Já o segundo aviso vai na própria fatura do mês seguinte, informando que existem débitos pendentes e que o morador está sujeito à suspensão do serviço.
“Muitos leem e esquecem e tem gente que nem lê, achando que é propaganda, por isso dizem que são pegos de surpresa com a suspensão do fornecimento de água, mas todos foram avisados previamente”, informa a gerente de Faturamento e Gestão de Crédito da Sanasa, Betânia Cordeiro.
De acordo com o diretor Comercial da empresa, Rogério Parada, o novo aviso não impactará nos custos da empresa e vai aliviar o atendimento do call center, privilegiando quem realmente precisa do atendimento. “Cada impressão custa cerca de R$ 0,14 e a entrega será gratuita, feita pela própria empresa que faz o corte”, explica.
O novo aviso, já em uso, será entregue no ato da suspensão do serviço de água. Não havendo ninguém no imóvel, será deixado na caixa de Correios. Para reativar o serviço o cliente deve pagar a fatura em atraso e só então solicitar a religação na empresa.