SANASA INSTALA EQUIPAMENTO QUE MONITORA ADIÇÃO DE FLÚOR NA ÁGUA

Ampliar

O controle da adição de flúor na água, em Campinas, passar a ser mais eficiente. A Sanasa acaba de adquirir três equipamentos que farão a medição on line da dosagem de flúor na água tratada durante as 24 horas do dia. Os novos equipamentos superam as exigências legais, que são de efetuar o monitoramento a cada duas horas na saída do tratamento da água.

Ampliar

O íon fluoreto, conhecido como flúor, é encontrado na água bruta, em estado natural. Antes de qualquer tratamento, a quantidade presente de fluoreto na água é de aproximadamente 0,2 miligramas por litro (mg/L). A adição de flúor pelas empresas de saneamento é regulada pela Portaria 2.914 do Ministério da Saúde. No documento, a valor máximo permitido é de 1,5 mg/L. Para o Estado de São Paulo, a Sanasa segue a resolução estadual SS-250, que estabelece um valor de flúor variável, em função da temperatura ambiente que pode estar entre 0,6 a 0,8 mg/l. No Brasil, as empresas de saneamento começaram a adicionar o elemento na água tratada, a partir da década de 60. O objetivo da medida era a redução da incidência de cáries na população, meta obtida com sucesso.

Ampliar

A Sanasa Campinas adquiriu três analisadores de flúor, capazes de emitir os dados da medição do elemento aplicado à água de forma on line. “Com o aparelho, a qualidade da medição é assegurada, além disso, teremos maior precisão”, explica o gerente de Operação de Água, Vladimir Pastore. Cada equipamento demandou investimentos de R$ 13.100,00 e foram distribuídos nas Estações de Tratamento de Água (ETAs).

Pastore esclarece que antes a medição era feita numa bancada. “Pegávamos uma amostra da água bruta para medir o quanto já tinha de flúor naturalmente, utilizando reagentes. Depois da adição, medíamos novamente para verificar se tinha atingido a quantidade prevista pelos órgãos fiscalizadores”.

Ampliar

Para ele, a aquisição do aparelho ajudará a otimizar tempo e mão de obra para outras atividades. “Teremos condição de ter um resultado on line, vai ajudar na precisão da dosagem e, com isso, na qualidade da água distribuída. Estaremos superando a expectativa da portaria, já que, prevê monitoramento a cada duas horas e teremos os dados a todo instante”, completa Pastore.

O operador do aparelho fará a leitura no display do analisador e registrará e armazenará os dados. A água passa permanentemente pelo equipamento, dando condições da medição por 24 horas.



P-A - 12/09/2012



Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento S/A
Av. da Saudade nº500 - Ponte Preta - Campinas - São Paulo - CEP: 13.041-903 - Telefone: 0800.7721195
CNPJ: 46.119.855/0001-37 Inscrição Estadual: 244.371.725.111
Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados