MONITORAMENTO ASSEGURA A QUALIDADE DA ÁGUA EM CAMPINAS

Ampliar

A Sanasa Campinas é conhecida pela inovação e pioneirismo. Atualmente, atende 99% da cidade com água tratada e encanada e pretende tornar Campinas, a primeira cidade do país, com mais de um milhão de habitantes, a ter 100% de água tratada e com qualidade. Para manter a qualidade, a empresa realiza coleta de amostras e análises diárias da água distribuída em vários pontos da cidade. A que chega aos hospitais também é monitorada.

Ampliar

Para o monitoramento da água tratada na rede de distribuição, uma amostra é coletada nos endereços predeterminados, abrangendo escolas, creches, comércios, residências, igrejas e todos os hospitais da cidade. O roteiro de coleta compreende 14 rotinas com 16 endereços e uma rotina só de hospitais. Todos os dias, um roteiro é realizado pela manhã. O monitoramento é fiscalizado por órgãos reconhecidos, como a Vigilância Sanitária. A Sanasa envia relatório mensal ao órgão.
“A maioria dos locais escolhidos são caracterizados por intensa circulação de pessoas. A ideia ao elaborar as rotinas é englobar a cidade toda”, explica o coordenador de Análise e Controle, Ivânio Rodrigues Alves. Ele afirma que o monitoramento é necessário para garantir a qualidade da água consumida.

A forma de monitoramento e as análises estão previstas na Portaria 2.914 do Ministério da Saúde, documento que estabelece o padrão de potabilidade. “Atender a Portaria vai demandar investimentos da empresa. Em troca, a garantia da qualidade da água é assegurada”, completa o coordenador.

Ampliar

Coleta
Para recolher as amostras, os técnicos da Sanasa criaram uma caixa de coleta nos imóveis. A torneira fica do lado externo da residência ou estabelecimento. A implantação das caixas começou no ano passado. Alves salienta a importância do mecanismo. “Com essa criação, podemos fazer a coleta sem entrar no domicílio. Além disso, a água recolhida não vai ser contabilizada na fatura do cliente”.

O coordenador do setor de Micromedição e Uso Racional da Água, Maurício André Garcia completa que, a inovação eliminou as dificuldades que os técnicos enfrentavam na coleta. “Muitas pessoas não estão em casa quando a amostra é recolhida. Outros, não deixavam o técnico entrar na residência, havia muita reclamação. A caixa trouxe essa facilidade. A chave para a abertura, somente a Sanasa e a Vigilância Sanitária possuem”, finaliza.



P-A - 10/10/2012



Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento S/A
Av. da Saudade nº500 - Ponte Preta - Campinas - São Paulo - CEP: 13.041-903 - Telefone: 0800.7721195
CNPJ: 46.119.855/0001-37 Inscrição Estadual: 244.371.725.111
Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados