“Foi mais um reconhecimento que prova o comprometimento da Sanasa com o meio ambiente”, diz o presidente da empresa, Marco Antonio dos Santos. Ele lembrou que a Sanasa Campinas é a maior empresa municipal de Saneamento do país, segundo ranking do Brasil Econômico, e sexta melhor empresa do setor de acordo com o Valor Econômico, além do selo “Marcas Verdes”, outorgado pelo Instituto Sustentar.
O evento contou com a preça de 14 prefeitos de cidades das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ), entre eles o presidente do Consórcio PCJ e prefeito de Hortolândia (SP), Angelo Perugini, e do vice-presidente da entidade e prefeito de Americana (SP), Diego Denadai, além do chefe de gabinete da Agência Nacional de Águas (ANA), Horácio Figueiredo Júnior. Representando as secretarias de Saneamento e Recursos Hídricos e de Meio Ambiente, estiveram presentes Zuleica Perez e Camilo Gava, respectivamente.
O Presidente do Consórcio PCJ e prefeito de Hortolândia (SP), Angelo Perugini, agradeceu a todas as 77 iniciativas que foram enviadas ao 6º Prêmio Ação pela Água e que todos já são vitoriosos, independente se são finalistas ou que colocação alcançaram. “todas as 77 iniciativas que enviaram seus projetos são vencedores e estão contribuindo para a ampliação da oferta de água em quantidade e qualidade. Por isso, em nome do Consórcio PCJ, o nosso muito obrigado a vocês, por acreditarem que um futuro sustentável começa por maior respeito pela água”, disse ele.
Recorde de projetos
O Prêmio Ação pela Água iniciou suas atividades em 2000, com o principal objetivo de reconhecer as melhores práticas de gerenciamento de recursos hídricos nas Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí. “Racionalização pelo Uso da Água”, “Excelência em Educação”, “Responsabilidade Social”, “Qualidade de Água”, “Gestão de Recursos Hídricos – Controle Quantitativo e Qualitativo”, foram os temas das edições de 2000 a 2008, respectivamente.
Na edição de 2012, o Prêmio bateu recorde no envio de projetos, com o recebimento de 77 iniciativas, destas, 38 foram escolhidas para serem finalistas. Na última edição, em 2008, por exemplo, foram enviados 33 projetos, o que configura o Prêmio Ação Pela Água, como uma das grandes premiações da área de recursos hídricos, considerado o Oscar da Água.