HAITIANOS SÃO RECRUTADOS PARA OBRA DA SANASA

Ampliar

Na manhã de quarta-feira, dia 28 de novembro, o técnico de Segurança do Trabalho da Sanasa, Nicolau Pereira Guimarães Neto, realizou um treinamento introdutório no idioma francês para saudar a equipe de trabalhadores haitianos contratados para concluir a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Sousas. A integração dos sete novos integrantes nascidos no Haiti teve início com as boas-vindas e se estendeu sobre segurança no trabalho.

Ampliar

Um dos novos contratados, Ernst Turenne, está há mais tempo no Brasil, quase dois meses, fala e entende muito pouco de português. As dificuldades na língua, nos hábitos e costumes não intimida o grupo. Tropeçando no português e com toda a dificuldade para entender, conta que gosta muito do Brasil e lembra, com orgulho e alegria, o dia em que foi assinar os papéis para trabalhar. Sente saudades dos parentes que ficaram no país. Pensa em revê-los em junho do ano que vem. Sobre o Haiti, prefere silenciar.

Ampliar

Com toda documentação em dia e com visto de cinco anos, os sete moram em casas alugadas pela construtora Stemag, na qual trabalham e que presta serviço para a Sanasa. Vieram com as esposas e filhos na esperança de uma vida melhor.

O encarregado geral da obra, Diociso de Souza Silva, admira os novos colegas de obra. “Apesar das dificuldades, eles querem lutar. O emprego é uma esperança. Eles foram contratados pois, quando trabalharam em São Paulo, receberam elogios e recomendações. Como a empresa precisava de mão de obra, decidiu dar a oportunidade a eles”.

Ampliar

O encarregado conta que, apesar das dificuldades de idioma e também de costumes e hábitos, ele motiva a equipe a acolhê-los e entender as dificuldades. “Devemos nos colocar no lugar deles, entender a dificuldade. Imagina se fosse com a gente? Nos esforçamos para deixá-los confortáveis, criar amizade”, conta.

Ampliar

O técnico de Segurança do Trabalho, Nicolau Pereira Guimarães Neto, conduziu a integração. Os temas apresentados visam instruir sobre a segurança no ambiente de trabalho. Brigada de emergência, cuidado no transporte de materiais, recomendações de segurança e uso de equipamento de proteção individual (EPI) foram as orientações dadas na integração. E o papo terminou com um convite inusitado: “Vamos montar um time de futebol, haitianos versus brasileiros?”. A resposta animada foi um sim coletivo.

A ETE Sousas foi iniciada em 2008 e está em fase de conclusão. A obra está orçada em cerca de R$ 12 milhões e a pré-operação está prevista para junho do ano que vem, com capacidade para tratar o esgoto dos distritos de Sousas e Joaquim Egídio.



P-A - 30/11/2012



Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento S/A
Av. da Saudade nº500 - Ponte Preta - Campinas - São Paulo - CEP: 13.041-903 - Telefone: 0800.7721195
CNPJ: 46.119.855/0001-37 Inscrição Estadual: 244.371.725.111
Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados