MUSEU DO CCA É OPÇÃO DE LAZER E CULTURA DURANTE FÉRIAS ESCOLARES

Ampliar

O Centro de Conhecimento da Água (CCA) da Sanasa, localizado na região do Parque Jambeiro, se consolida como mais um centro de lazer e cultura de Campinas com a exposição permanente do acervo da empresa que mostra o passado e parte da história da cidade. Objetos e documentos históricos foram catalogados e distribuídos pelo prédio para que a população tenha acesso aos primórdios do saneamento na cidade. Ao todo são 182 peças catalogadas. O centro recebe, em média, 360 visitas por mês.

Ampliar

O local abriga a biblioteca e o museu da Sanasa. Capítulos da história de Campinas e do saneamento da cidade são contados por meio de fotografias e objetos antigos. O diretor Comercial da Sanasa, Rogério Parada, explica que o CCA “tem a missão de ser um centro de excelência em pesquisa, geração de conhecimento, gestão da informação em meio ambiente, saneamento e tratamento de água.”

Para conhecer a história do saneamento da cidade, alguns objetos guiam o visitante. O primeiro bebedouro público da cidade data de 1874. A peça ficava na Rua do Pórtico, atual Ferreira Penteado com a Rua Direita, hoje Barão de Jaguara. Manilhas de barro e outras peças que foram sendo substituídas nas redes de saneamento da cidade por peças mais modernas comprovam a evolução subterrânea de Campinas. De 1912, o visitante pode ver um vibrador elétrico utilizado nas obras da época.

Ampliar

Relíquias como os móveis do gabinete do ex-prefeito Orosimbo Maia podem ser contemplados. Esses objetos ficavam na antiga Prefeitura, no Palácio dos Azulejos. Para se ter uma ideia da idade dos móveis, o prefeito assumiu o cargo em 1908.

Telefones, máquinas de escrever e fotos antigas transportam o visitante ao passado. Painéis educativos, orientando sobre consumo racional da água, transmissão de doenças e tratamento de água orientam no presente. Além das maquetes que explicam como funciona a captação de água e as estações de tratamento.

Ampliar

Reestruturação

Mas nem só de passado vive o centro. A reestruturação do edifício está em fase final e alguns projetos estão sendo implantados, como o software “Sofia Acervo”, que será utilizado para catalogar o acervo histórico e digitalizar o fotográfico, com cinco mil imagens. De acordo com a gerente do Centro de Documentação e Memória da Sanasa, Alcimara de Souza Cohen, na biblioteca podem ser consultados a legislação municipal de 1929, recortes desde 1934, e os demais documentos que contam a história do saneamento na cidade. A biblioteca também disponibiliza material para quem se interesse pelo estudo da água. Além disso, obras de outros campos do conhecimento, como Direito podem ser encontrados.

Ampliar

O CCA também contribui em eventos. Instituições ligadas ao meio ambiente, ao Governo do Estado de São Paulo e da Prefeitura reservam o auditório para formações e eventos. Este ano, a partida da caminhada ecológica, a Caminhágua, se deu no centro que também abrigou apresentações de corais e outros eventos, como formações da Defesa Civil. Atualmente, o Grupo de Pesquisa Memória e Fotografia (GPMeF), do Centro de Memória da Unicamp (CMU) está com a exposição fotográfica Ofício e Memória, nas instalações do CCA.

Serviço
O horário de funcionamento do CCA é de segunda a sexta-feira, das 8 às 17h. Visitas em grupo devem ser agendadas pelo telefone 3238-8395.

O CCA fica no Parque das Águas, na rua Visconde Congonhas de Campo, 567, no Parque San Martinho, ao lado do Parque Jambeiro.



P-A - 06/12/2012



Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento S/A
Av. da Saudade nº500 - Ponte Preta - Campinas - São Paulo - CEP: 13.041-903 - Telefone: 0800.7721195
CNPJ: 46.119.855/0001-37 Inscrição Estadual: 244.371.725.111
Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados