Histórico
Projetada em 1938 e inaugurada em 1940, o reservatório de água com 27 metros de altura e capacidade para 250 mil litros de água, foi tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Artístico e Cultural de Campinas (Condepacc).
Marco da triangulação geodésica da cidade, a Torre d’Água como era conhecida, foi projetada pelo urbanista paulistano Francisco Prestes Maia. No projeto, ele previa dar continuidade à Avenida Andrade Neves até o Jardim Chapadão, terminando numa rotatória com um obelisco.
Na mesma época, o Departamento de Água e Esgoto de Campinas elaborava um Plano Diretor para o abastecimento de água nos bairros Botafogo e Guanabara. Precisava construir um reservatório para prover a região. Aliando as duas ideias, a Torre foi erguida. A importância do patrimônio resultou em outras mudanças: o bairro que antes chamava-se Jardim Chapadão é hoje conhecido por Castelo, ficando o nome Chapadão para a região além da torre.
Serviço
A Torre do Castelo fica na Praça 23 de Outubro, s/nº, Castelo. Durante a semana, a Torre fica aberta durante o horário comercial. Sábados e domingos, o horário de visita é das 15 às 21 horas. As visitas devem ser agendadas pelo telefones 3241 6931 e 3236 8015 ou pelo e-mail biblioteca@sanasa.com.br.