A Prefeitura Municipal de Campinas, a Sanasa e o Ministério Público assinaram nesta terça-feira, dia 12 de dezembro, um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) que prevê a conclusão das Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) Sousas/Joaquim Egídio, San Martin e Boa Vista. A meta é atingir 100% do esgoto tratado até 2016. A capacidade atual de tratamento em Campinas é de 85%.
O compromisso foi firmado entre o município e o Ministério Público em função de uma ação civil pública instaurada em 1997 pela Promotoria de Americana. A ação envolve os municípios da região que lançam o esgoto in natura nas Bacias do Ribeirão Quilombo e Rio Atibaia.
Com investimento no valor de R$ 12 milhões, as obras da ETE Sousas/Joaquim Egídio já estão em fase final e deverão ser concluídas no primeiro semestre de 2013. Já para a Estação de Tratamento San Martin, a Sanasa vai realizar licitação para concluir a obra, prevista para o segundo semestre de 2014. O seu valor final deverá ficar em torno R$ 11 milhões. A construção da ETE Boa Vista ainda não foi iniciada, mas a previsão é de que seja entregue até o final de 2016. As três ETEs beneficiarão aproximadamente 110 mil habitantes.