FATURA DE ÁGUA E ESGOTO TERÁ DEMONSTRATIVO EM BRAILLE A PARTIR DE MARÇO

Ampliar

A Prefeitura de Campinas e a Sanasa deram mais um passo em direção à inclusão social lançando na manhã desta segunda-feira, dia 25 de fevereiro, o demonstrativo de água e esgoto em braille. A cerimônia de lançamento reuniu na sede da empresa o prefeito Jonas Donizette, o presidente, Arly de Lara Romêo, e a secretária do Direito das Pessoas com Deficiência e Mobilidade Reduzida, Emanuelle Garrido Alkmin, entre outras autoridades.

Ampliar

A ação, que atende à Lei Municipal 14.264/2012, é resultado de uma parceria entre a Sanasa, o Instituto Pró-Visão, o Instituto Campineiro dos Cegos Trabalhadores e o Centro Cultural Louis Braille, entidades responsáveis por fornecer a relação de todos os deficientes visuais cadastrados. A partir de 1º de março, os portadores de deficiência visual receberão, além da fatura, o demonstrativo em braille. A Sanasa já conta até agora com 82 inscritos.

De acordo com o prefeito Jonas Donizette, a conta é acessível por dois aspectos. Além de impressa em braille, a fatura ainda apresenta uma tipologia maior de letra para portadores de deficiência parcial de visão. “Este é um dos caminhos da acessibilidade. Para a Sanasa, que é uma empresa dinâmica e moderna na área de saneamento, é muito importante oferecer esse tipo de serviço para a população”, destacou o prefeito.

Ampliar

Para receber a fatura em braille, o portador de deficiência visual deve fazer a solicitação pelo 0800 7721195 ou em uma das 12 agências de atendimento da Sanasa. “É muito fácil entrar no programa. Com isso a Sanasa dá mais um passo na questão da inclusão da cidadania”, afirmou o presidente da Sanasa, Arly de Lara Romêo.

Segundo a secretária do Direito das Pessoas com Deficiência e Mobilidade Reduzida, Emanuelle Garrido Alkmin, a Lei Municipal é responsável pela transformação da realidade. “Para vocês esse papel pode ser um monte de pontinhos numa folha em branco, mas ao abrir o envelope e achar esses pontinhos, para a pessoa com deficiência visual esse papel se torna palpável e o respeito pela cidadania se faz presente. Hoje nós começamos a dar um grande passo: tratar cada pessoa na sua individualidade, promovendo efetivamente cidadania”, ressaltou a secretária.

Ampliar

Dados apresentados pelo presidente do Instituto Pró-Visão, Messias Marques Rodrigues, apontam que 6,7% da população de Campinas são portadores de algum tipo de deficiência visual. “Ou seja, estamos falando de um universo de 75 mil pessoas da nossa cidade, o equivalente à população de Vinhedo. Assim vemos a importância da visão da Sanasa e do prefeito”, elogiou Rodrigues.

A Lei Municipal 14.264/2012, que assegura aos portadores de deficiência visual de Campinas o direito de receber as faturas da Sanasa impressas no sistema braille é de autoria do ex-vereador Elcio Batista (PSB). “Com a relação de proximidade com o Pró-Visão e a discussão com o prefeito Jonas Donizette houve a necessidade de o projeto se tornar lei, com suas obrigações de cumprimento. Os vereadores tiveram participação fundamental nas discussões e encaminhamento ao legislativo”, concluiu o ex-vereador.



P-A - 26/02/2013



Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento S/A
Av. da Saudade nº500 - Ponte Preta - Campinas - São Paulo - CEP: 13.041-903 - Telefone: 0800.7721195
CNPJ: 46.119.855/0001-37 Inscrição Estadual: 244.371.725.111
Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados