PREFEITO JONAS DONIZETTE VISITA ESTAÇÃO PRODUTORA DE ÁGUA DE REÚSO

Ampliar

O prefeito Jonas Donizette e o presidente da Sanasa, Arly de Lara Romêo, acompanhados do engenheiro Rodrigo Lacerda responsável da Odebrecht pela execução das obras do lote 2 da Estação Produtora de Água de Reúso – EPAR, estiveram em visita técnica à Estação de Tratamento de Esgoto – Capivari II, na manhã desta sexta-feira (01/03). O objetivo foi o de verificar como andam as obras do lote 2 e conhecer o funcionamento do lote 1, que já está em operação desde abril do ano passado.

Ampliar

Para o prefeito Jonas Donizette este é um investimento necessário para a qualidade de vida da cidade. De acordo com ele, com esta obra, Campinas ganha em excelência no tratamento de esgoto devido à qualidade em que despeja esse efluente tratado no rio. “O índice de pureza dessa água de reúso é de 99%, bem acima do que é determinado pelos órgãos fiscalizadores. Essa água tem dois objetivos, recuperar o rio, despejando um efluente bem tratado. Em um segundo momento podemos também pensar em vender para uso de grandes complexos, como por exemplo, o Aeroporto de Campinas, que usa uma grande quantidade de água, e a Sanasa poderá comercializar essa água”. ressaltou o prefeito.

Ampliar

Segundo o presidente da Sanasa, o modulo 1 já está em operação, e a expectativa de antecipar a entrega do modulo 2, de abril de 2014, para dezembro deste ano é grande. “O lote 1 já está pronto e a nossa expectativa é de fazer a inauguração agora em abril, inclusive o prefeito já entregou em mãos, o convite para a presidente Dilma Roussef, e estamos aguardando a confirmação da presença dela.” disse Arly de Lara, que ainda ressaltou a importância desta estação para a cidade de Campinas. “É uma obra de grande alcance social, e nós estamos felizes e honrados com a presença do prefeito Jonas Donizette, que veio conhecer esta obra, afinal esta é a primeira estação de tratamento de esgoto da América Latina com a utilização de membranas filtrantes”. disse Arly.

Ampliar

Ainda segundo o presidente da Sanasa, a tecnologia empregada nesta obra traz muitos benefícios para a população. “É uma tecnologia de ponta que melhora muito a qualidade do nosso manancial, e a qualidade de vida, e na Sanasa é isso, a vida bem tratada” completou o presidente.
O engº Renato Rossetto, gerente de Operações de Esgoto da Sanasa, que acompanhou a visita, falou sobre a importância da tecnologia empregada, pois todo o processo de tratamento, não utiliza produtos químicos. “Esta é uma estação de tratamento terciário, que devolve ao rio uma água com 99% de grau de pureza” explicou Rossetto.
De acordo com o gerente de operações de esgoto, esse sistema terciário é uma evolução no tratamento, pois em sua maioria as estações no Brasil utilizam o sistema secundário para tratamento, que não retira do efluente bactérias, fósforo e nitrogênio. O aspecto da água surpreende ao final do processo, mesmo sem a utilização de produtos químicos, o esgoto tratado é despejado no rio Capivari com aspecto de água potável. Renato Rossetto ressalta a importância deste tipo de sistema com membranas filtrantes. “Temos aqui uma estação que utiliza o sistema terciário, que para chegar aos 99% de pureza para o efluente não utiliza nenhum produto químico. Este sistema de tratamento é uma inovação que trouxemos para a população de Campinas, e muito importante para a preservação dos nossos mananciais, é a tecnologia em favor da humanidade e do planeta” completou Rossetto.

Ampliar

EPAR
A Estação Produtora de Água de Reúso – EPAR Capivari II, foi construída pelo consórcio formado pela Odebrecht e GE Water numa área de 180 mil m², demandou investimentos de R$ 91 milhões, com verba proveniente do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) e SANASA, e levou 18 meses para sua conclusão do lote 1. Integram o projeto na etapa já executada, cerca de 10,5 km de interceptores, coletores tronco e linhas de recalque, com diâmetros de até 1,2 metros e três estações elevatórias de esgoto bruto. Já na segunda etapa da obra, o lote 2, o valor de investimentos é de R$ 81 milhões, serão executados 23 mil metros de obras lineares, atendendo a mais de 100 bairros da região sudoeste de Campinas. Com a conclusão do lote 2 a estação terá capacidade para tratar a vazão máxima de 587,5 litros por segundo, além de permitir o recebimento de 3,6 m³ por hora de efluentes industriais. Quando todas as etapas de construção estiverem implantadas a estação beneficiará mais de 294 mil habitantes.
Nesta estação, a produção de água de reúso para utilização das empresas instaladas no Parque Industrial de Campinas provocará uma redução na captação de água do rio Capivari. Além disso, o excedente produzido pela EPAR será lançado no rio Capivari, com impacto direto na recuperação da qualidade do rio e grande benefício ao meio ambiente.



P-A - 01/03/2013



Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento S/A
Av. da Saudade nº500 - Ponte Preta - Campinas - São Paulo - CEP: 13.041-903 - Telefone: 0800.7721195
CNPJ: 46.119.855/0001-37 Inscrição Estadual: 244.371.725.111
Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados