TÉCNICOS DA SANASA REALIZAM TREINAMENTO PARA CONTER VAZAMENTO DE GÁS CLORO

Ampliar

A Sanasa realizou na manhã desta quinta-feira, 4 de abril, um treinamento com os novos técnicos para estancar vazamento de gás cloro. A simulação, liderada pela equipe de Segurança do Trabalho, sob a coordenação da engenheira Silvana Leme, aconteceu na Captação e Adução do Rio Atibaia e utilizou uma pequena concentração do produto, por medidas de segurança.

Segundo o técnico em Segurança do Trabalho, César Torquato, que comandou o treinamento, esta simulação é importante para capacitar os funcionários que trabalham com hidráulica e operação das Estações de Tratamento de Água - ETAs. “O curso teve duração de dois dias e meio. Houve a parte teórica, em que os técnicos conheceram mais sobre o cloro e sua nocividade à saúde, os equipamentos de proteção e os primeiros socorros; hoje a parte prática finalizou o treinamento”, explicou César, que já comanda esta simulação há 5 anos.

Ampliar

Ainda de acordo com o técnico, no dia a dia, há nos locais de trabalho um sistema automático de detecção de vazamento, caso venha a ocorrer. “O alarme toca e a equipe já se prepara com roupas e máscara adequadas antes de irem para o local. Assim, a contenção pode ser feita com segurança”, reforçou.

No local foi colocado um cilindro, de grande capacidade, com uma pequena quantidade de gás cloro, como é utilizado nas ETAs, e um a um, os técnicos se preparam com os equipamentos apropriados para conter o vazamento. Jéssica Cavaglieri, técnico em hidromecânica, acredita que com o treinamento está mais preparada caso ocorra um vazamento. “É bom para ensinar a mexer com o cloro, saber o quanto é perigoso e também dá a dimensão para se tomar os devidos cuidados”, ressaltou a técnica, que considerou o procedimento tranquilo, principalmente por saber que a máscara estava bem vedada.

Ampliar

Na ocasião, além dos técnicos, a técnica em Enfermagem do Trabalho, Vera Lúcia de Almeida também estava presente para dar suporte em caso de emergência. “O gás cloro, em alta densidade, pode causar morte súbita se inalado, e se em contato com a pele pode causar queimadura”, disse Vera, ao reforçar que a gravidade do acidente depende da quantidade de gás inalado. “Disponibilizamos suco de laranja, que neutraliza a ação do cloro no organismo, para oferecer aos treinados”, completou a técnica em enfermagem.

No ano passado mais de 200 pessoas receberam este treinamento. Até o momento, apenas 10 técnicos participaram da simulação, mas há previsão para outros treinamentos nos próximos dias. “No dia 16 de abril haverá mais uma turma com 14 integrantes”, finalizou César.



P-A - 04/04/2013



Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento S/A
Av. da Saudade nº500 - Ponte Preta - Campinas - São Paulo - CEP: 13.041-903 - Telefone: 0800.7721195
CNPJ: 46.119.855/0001-37 Inscrição Estadual: 244.371.725.111
Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados