A Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento S/A –Sanasa, inicia nesta segunda-feira, 16 de fevereiro, a instalação de lacres nos hidrômetros e nas caixas de proteção dos imóveis de Campinas. O objetivo é eliminar as irregularidades das ligações que chegam a 400 ocorrências por mês.
As principais fraudes apontadas pelo Programa de Controle de Perdas de Água da Sanasa são as ligações clandestinas e as intervenções nos hidrômetros. Com a colocação dos lacres será possível detectar rapidamente essas ocorrências e permitirá controlar com mais precisão o volume de água micromedido.
O lacre impedirá a abertura da caixa de proteção ou a remoção do hidrômetro por pessoas não autorizadas. Os reparos só poderão ser feitos pelos funcionários da Sanasa. Em caso de remoção ou violação do referido lacre, será aplicada multa e cobrado o prejuízo causado pela irregularidade.
No caso dos lacres serem violados ou removidos por terceiros, o cliente estará isento da responsabilidade quando comunicar o fato imediatamente à Sanasa através do telefone 0800-7721195 (24 horas) e providenciar um Boletim de Ocorrência Policial.
A previsão é instalar gratuitamente 20 mil lacres por mês até atingir as 220 mil ligações existentes no município. O monitoramento da numeração de cada lacre será feito via sistema e controlado mensalmente pelos leituristas. O dispositivo não impedirá que cada morador acompanhe pelo visor do hidrômetro o consumo de água de seu imóvel.