ETE SOUSAS/JOAQUIM EGÍDIO BENEFICIARÁ CERCA DE 16.400 HABITANTES

Ampliar

A Sanasa deu mais um passo em direção ao cumprimento da meta de tratar 100% do esgoto coletado em Campinas até o final de 2016. A empresa de saneamento inaugurou na manhã desta sexta-feira, dia 26 de julho, a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Sousas/Joaquim Egídio. Esta nova unidade beneficiará aproximadamente 16.400 habitantes de mais de 20 bairros dos dois distritos.

Ampliar

Com investimentos de R$ 19 milhões, sendo R$ 5,2 milhões financiados pelo programa Pró-Saneamento da Caixa Econômica Federal e o restante com recursos próprios da Sanasa, a ETE foi concluída pela empresa Stemag e possui capacidade para tratar 100 litros por segundo de efluentes, que depois serão despejados no Rio Atibaia.

Ampliar

“Temos que cuidar de Campinas como um todo para integrar a cidade com qualidade de vida à população”, disse o prefeito Jonas Donizette, que durante a solenidade de inauguração destacou a importância desta nova estação de tratamento. “O Rio Atibaia é responsável por 95% da água consumida pela população”, ressaltou o prefeito, que destacou ainda o trabalho desenvolvido pela Sanasa. “É muito bom ter uma empresa pública como a Sanasa, que orgulha Campinas”, elogiou.

Ampliar

De acordo com o presidente da Sanasa, Arly de Lara Romêo, a ETE Sousas /Joaquim Egídio é sustentável, pois consome menos energia elétrica no tratamento de esgoto. Além disso, a unidade utiliza o sistema anaeróbio, com baixa produção de lodo. Após sair do reator anaeróbio, o efluente segue para o sistema físico-químico, passando em seguida para os flotadores, para a clarificação final e posterior desinfecção com hipoclorito de sódio, com eficiência de tratamento de 90% de remoção de poluentes.

Ampliar

Esse sistema de tratamento é mais viável, pois o lodo gerado no reator anaeróbio, complementa Arly de Lara, já sai adensado e digerido, eliminando assim duas etapas de tratamento usadas em estações que não aplicam esse método. Em função da topografia do terreno da região, o projeto inclui sete estações elevatórias, sendo a última responsável por lançar todo o efluente coletado para a ETE Sousas. “O prefeito Jonas Donizette nos deu uma missão, que é tratar 100% do esgoto coletado, e com a inauguração desta unidade estamos próximos desta meta”, finalizou o presidente da Sanasa.



P-A - 26/07/2013



Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento S/A
Av. da Saudade nº500 - Ponte Preta - Campinas - São Paulo - CEP: 13.041-903 - Telefone: 0800.7721195
CNPJ: 46.119.855/0001-37 Inscrição Estadual: 244.371.725.111
Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados