CURSO DO PROGRAMA REÁGUA INICIA A TERCEIRA TURMA

Ampliar

A Sanasa iniciou nesta segunda-feira, dia 19 de agosto, a 3ª turma do curso para formação de agentes multiplicadores para o uso racional da água. Com recursos do Banco Mundial, o curso realizado em parceria com as Secretarias Municipal e Estadual de Educação é destinado a representantes da comunidade escolar de 139 escolas de ensino infantil de Campinas e integra o Programa Estadual de Apoio à Recuperação das Águas (Reágua), da Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos de São Paulo. O objetivo é incentivar o uso racional da água e a preservação dos rios.

Com uma carga horária de 45 horas, o curso ministrado pela equipe do setor de Micromedição e Uso Racional da Água da Sanasa faz uma abordagem temática bastante diversificada sobre os recursos hídricos. Refletir sobre o tema Educação Ambiental, apresentar e discutir a atual situação das bacias que abastecem a região de Campinas e explicar como funciona o ciclo urbano da água são algumas das propostas a serem apresentadas durante os encontros semanais. “O programa será complementado com visitas a estações de tratamento de água e de esgoto da Sanasa”, acrescenta uma das responsáveis pelo projeto, Ana Lúcia Floriano Vieira.

Para aqueles que integram a comunidade escolar e ainda não fizeram a inscrição para participar da 3ª turma do curso, ainda dá tempo. “É importante que pelo menos um representante de cada unidade escolar participe, pois esta será a última turma do programa, assim completaremos o ciclo de formação dos agentes multiplicadores”, avisa.

A 2ª turma, constituída por 118 pessoas, formou-se no mês de junho. Para marcar o encerramento, um grupo de agentes multiplicadores plantou uma muda de ipê doada durante um evento do PCJ em homenagem ao Dia Mundial da Água.

Ampliação

A segunda etapa do projeto de Uso Racional da Água foi selecionada neste ano pelo Programa Reágua, do Governo do Estado de São Paulo, para receber o valor de R$ 2.480.000,00. A primeira fase, iniciada no ano passado, beneficiou 100 escolas de educação infantil, fundamental e do ensino médio municipais e estaduais de Campinas.

Ampliar

O programa desenvolvido pela Sanasa possui duas frentes de atuação. Além de atuar na educação ambiental formando agentes multiplicadores, sensibilizando a comunidade escolar para o uso racional da água, também faz intervenções nas instalações hidráulicas e prediais das escolas, como por exemplo, substituição de torneiras comuns por modelos mais econômicos e duráveis, detecção e reparo de vazamentos.

“Com o apoio do prefeito Jonas Dozinette e do presidente da Sanasa, Arly de Lara Romêo, que desde o início deste ano demonstraram interesse acreditando em nosso trabalho, estamos conseguindo aumentar o número de escolas envolvidas, refletindo na conscientização dos alunos e também de seus familiares sobre o uso racional da água”, destaca Ana Lúcia Vieira.



P-A - 20/08/2013



Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento S/A
Av. da Saudade nº500 - Ponte Preta - Campinas - São Paulo - CEP: 13.041-903 - Telefone: 0800.7721195
CNPJ: 46.119.855/0001-37 Inscrição Estadual: 244.371.725.111
Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados