OBRAS DO SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO DO NOVA AMÉRICA SERÃO RETOMADAS

Ampliar

O prefeito Jonas Donizette e o presidente da Sanasa, Arly de Lara Romêo, assinaram na manhã de domingo, 15 de dezembro, a Ordem de Serviço para o reinício das obras do sistema de esgotamento sanitário da região do Nova América. O projeto, que compreende 106 km de rede, cinco estações elevatórias de esgoto e a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Nova América, beneficiará 35.346 habitantes de 13 bairros da região do Aeroporto de Viracopos.

Os bairros beneficiados serão: Jardim Santa Maria I e II, Jardim São Jorge, Jardim Dom Gilberto/Puccamp, Jardim Cidade Universitária, Jardim Fernanda I E II, Jardim Itaguaçu, Jardim Campo Belo I, II e III, Jardim São João, Jardim Columbia, Cidade Singer, Jardim Marisa, Jardim São Domingos e Vila Palmeiras.

Ampliar

A obra custará R$ 16.594.394,00 (dezesseis milhões, quinhentos e noventa e quatro mil, trezentos e noventa e quatro reais), sendo R$ 10 milhões com recursos próprios da Sanasa e o restante do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo federal. A conclusão está prevista para dezembro de 2014.

A obra, que ficou paralisada desde 29 de fevereiro de 2012, será dividida em dois lotes a serem executados simultaneamente. O primeiro é a instalação das cinco estações elevatórias, da ETE e da travessia sobre o Rio Capivari. Já o segundo inclui as obras complementares ao sistema de esgotamento e à ETE e a revisão das redes coletoras e emissários já implantados. A Estação de Tratamento de Esgoto Nova América terá uma vazão de 70 litros por segundo e o efluente tratado será despejado na bacia do Rio Capivari com 90% de pureza.

Ampliar

Durante a assinatura da Ordem de Serviço, o prefeito Jonas Donizette anunciou mais um benefício à população local. “Estou autorizando o presidente da Sanasa e dar 85% de desconto para fazer a ligação, e o valor será parcelado em 36 vezes. A população não precisará mais de fossa, terá o esgoto ligado”, disse o prefeito.

Ampliar

De acordo com o presidente Arly de Lara Romêo, 2013 foi um ano histórico para a Sanasa. “Entra para a história como o ano de maior investimento feito pela empresa, quando assumimos a Sanasa o prefeito determinou a retomada das obras paradas, estamos dando um passo importante rumo aos 100% de esgoto tratado”, acrescentou.

Para o presidente da Associação de Bairros do Jardim Itaguaçu, Elzito Tolentino Silva, esta obra trará melhorias à região. “A rede de esgoto vai resolver os problemas, vai melhorar a saúde e não vai mais poluir as nascentes. Depois terá asfalto, e não terá mais a poeira que tem hoje”. Com esta obra, mais as ETEs San Martin e Boa Vista, a Sanasa atingirá a capacidade instalada de 100% de esgoto tratado e a coleta e afastamento passará dos atuais 88% para 95%.



P-A - 16/12/2013



Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento S/A
Av. da Saudade nº500 - Ponte Preta - Campinas - São Paulo - CEP: 13.041-903 - Telefone: 0800.7721195
CNPJ: 46.119.855/0001-37 Inscrição Estadual: 244.371.725.111
Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados