PREFEITO E PRESIDENTE DA SANASA REÚNEM-SE COM O PRESIDENTE DA ANA

Ampliar

A preocupação com a estiagem e o baixo nível dos rios da região foram fatores determinantes para uma reunião na manhã desta quarta-feira, 05/02, na Agência Nacional de Águas – ANA -, em Brasília. Neste encontro, o prefeito Jonas Donizette solicitou um posicionamento do presidente da agência, Vicente Andreu Guillo, no sentido de defender a região de Campinas na vazão do sistema Cantareira nesse período de escassez.

“O que existe agora é que, por causa dessa escassez, começam as preocupações. A Sabesp, por exemplo, está querendo diminuir a vazão de água do PCJ, isso é inadmissível. É por isso que estamos aqui, para mostrar para a Agência Nacional de Águas que não existe a mínima possibilidade de diminuir essa vazão de 3 metros cúbicos, que é uma vazão primária, ou seja, uma vazão para consumo humano” disse o prefeito.

Para o presidente da Sanasa, Arly de Lara Romêo, o encontro foi muito importante para este momento de estiagem. “Esta reunião foi muito produtiva, o prefeito foi muito pontual em defender os interesses do nosso município em manter a vazão atual. O presidente Vicente Andreu foi muito receptivo. Estamos vivendo um momento muito crítico em nosso sistema hídrico. O nosso principal rio, que abastece 95% da cidade de Campinas, está com níveis críticos e a preocupação é coletiva, muitas cidades dependem do Rio Atibaia, e temos que defender essa vazão primária de 3 metros cúbicos” ressaltou Arly de Lara.

A outorga é um instrumento de gestão que está previsto na Política Nacional de Recursos Hídricos, estabelecida pela Lei nº 9.433/97, cujo objetivo é assegurar o controle quantitativo e qualitativo dos usos da água e o efetivo exercício dos direitos de acesso aos recursos hídricos, e que a competência para emissão da outorga é da Agência Nacional de Águas. Em São Paulo, a ANA delegou as outorgas ao DAEE, que vencem em agosto deste ano. Duas audiências públicas serão realizadas este mês para discutir a proposta da ANA: a primeira acontecerá no dia 13, das 13h às 18h, no auditório do Instituto Agronômico de Campinas (IAC), localizado na Av. Barão de Itapura, nº 1481. A segunda está marcada para o dia 14 na capital paulista, também das 13h às 18h, no auditório do Edifício Cidade I, localizado na Rua Boa Vista, nº 170, Mezzanino, Centro.

Sistema Cantareira

O Sistema Cantareira está entre os maiores sistemas produtores de água do mundo. Responsável pelo abastecimento de aproximadamente 55% da Região Metropolitana de São Paulo, o Cantareira é composto por seis barragens interligadas por um complexo sistema de 48 quilômetros formado por túneis, canais e uma estação de bombeamento para que a água ultrapasse a barreira física da Serra da Cantareira. Sua área de drenagem se estende até o sul de Minas Gerais.



P-A - 07/02/2014



Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento S/A
Av. da Saudade nº500 - Ponte Preta - Campinas - São Paulo - CEP: 13.041-903 - Telefone: 0800.7721195
CNPJ: 46.119.855/0001-37 Inscrição Estadual: 244.371.725.111
Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados