GOVERNO DE SP LIBERA 1M³/S PARA A REGIÃO DE CAMPINAS

Ampliar

Um metro cúbico por segundo de água foi liberado do Sistema Cantareira para a região de Campinas. O anúncio foi feito pelo governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, durante a coletiva de imprensa realizada na manhã de sábado (15), juntamente com o prefeito de Campinas, Jonas Donizette; o presidente da Sanasa, Arly de Lara Romêo; o superintendente do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE) de São Paulo, Alceu Segamarchi, e outras autoridades.

O pedido de liberação, segundo Alckmin, já foi solicitado para o DAEE, que tomará as providências necessárias, aumentando, então, a vazão da Bacia PCJ, formada pelos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí. “De 3 passa para 4 metros cúbicos por segundo. Um aumento de 33%”, destacou o governador.

Ampliar

Além desta liberação, considerada imediata por Alckmin, outras ações de segurança, em longo prazo, serão realizadas. Uma delas é a construção de duas barragens para criar uma reserva hídrica na Bacia PCJ: Pedreira, no Rio Jaguari, com capacidade de 26 milhões de metros cúbicos e vazão de 7 m³/s; e Duas Pontes, no Rio Camanducaia, com capacidade de 41 milhões de metros cúbicos e vazão de 6,5 m³/s.

Com a liberação de mais água para a Bacia PCJ, o prefeito Jonas Donizette afasta o risco de racionamento, mas reforça que a colaboração da população ainda é importante neste período de estiagem. “Não estamos dizendo que, com isso, o consumo de água volta ao normal. O PCJ vai ter uma situação melhor do que estava, mas é necessário que a população continue com os mesmos critérios de economia de água”, concluiu o prefeito.



P-A - 18/02/2014



Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento S/A
Av. da Saudade nº500 - Ponte Preta - Campinas - São Paulo - CEP: 13.041-903 - Telefone: 0800.7721195
CNPJ: 46.119.855/0001-37 Inscrição Estadual: 244.371.725.111
Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados