CIDADES DA BACIA DO PCJ GARANTEM VAZÃO DE ÁGUA DO SISTEMA CANTAREIRA

Campinas sediou a decisão sobre a renovação da outorga do Sistema Cantareira na última quinta-feira, dia 5, no Salão Vermelho da Prefeitura. No próximo domingo terá início a nova forma de operação deste sistema e será administrado pela Agência Nacional de Águas (ANA) e pelo Departamento de Água e Energia Elétrica (DAEE), em conjunto com o Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí.

Os representantes dos 62 municípios (58 paulistas e 4 mineiros) que são abastecidos pelas bacias do PCJ consideraram positiva a maneira conciliatória para abastecimento público das regiões envolvidas. A preocupação destes municípios quanto ao gerenciamento do sistema foi, inclusive, debatida com os usuários da bacia na Apresentação Pública realizada em Campinas, no dia 5 de maio.



O compartilhamento do Sistema Cantareira é um marco no gerenciamento dos recursos hídricos, uma vez que está prevista uma liberação racional da vazão de maneira a permitir o atendimento da bacia do Piracicaba, Capivari e Jundiaí e do Alto Tietê, principalmente nas épocas de estiagem, quando o abastecimento fica prejudicado não só em quantidade como em qualidade.



A outorga do Sistema Cantareira terá validade de 10 anos e permitirá que a Sabesp retire até 31 metros cúbicos de água por segundo para abastecimento da Grande São Paulo, com vazão mínima de 24,8 metros cúbicos por segundo. Para os municípios que compõem a bacia do PCJ, na qual Campinas é a maior cidade, serão disponibilizados até 5 metros cúbicos de água por segundo, podendo chegar a 3 metros cúbicos por segundo em períodos críticos de estiagem.



P-A - 10/08/2004



Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento S/A
Av. da Saudade nº500 - Ponte Preta - Campinas - São Paulo - CEP: 13.041-903 - Telefone: 0800.7721195
CNPJ: 46.119.855/0001-37 Inscrição Estadual: 244.371.725.111
Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados