A verba faz parte de um convênio acertado entre a Sanasa e a Agência Nacional de Águas – ANA para obras de tratamento de esgoto.
Esta estação tornou-se um marco na história do Brasil, pois é a primeira vez que duas cidades (Campinas e Valinhos) se unem em um convênio de cooperação mútua e com a aprovação da Agência Nacional de Águas.
A ETE Capuava tem capacidade de tratar diariamente 32 milhões de litros de esgoto que deixarão de ser despejados no Ribeirão Pinheiros. O Ribeirão tem grande relevância para a região, pois chega até Valinhos oriundo de Vinhedo e corta todo o município, desembocando no Rio Atibaia a poucos quilômetros da captação da Sanasa, às margens da Rodovia D. Pedro I.
Com o funcionamento da ETE Capuava, a bacia hidrográfica do Ribeirão Pinheiros estará totalmente com o esgoto tratado, uma vez que Vinhedo, por meio da ETE Pinheirinho (inaugurada em fevereiro de 2002), e Campinas, através da ETE Samambaia (inaugurada em junho de 2001), já fazem o tratamento de seus esgotos, garantindo assim uma melhor segurança quanto a qualidade da água do Rio Atibaia na captação da Sanasa.
Esta obra beneficiará mais de 1,2 milhão de pessoas que moram em Campinas, Sumaré e Americana. A Prefeitura de Valinhos, por meio do Departamento de Água e Esgotos de Valinhos, passará a devolver o empréstimo para a Sanasa a partir da entrada em operação da ETE Capuava.