UMA NOVA ÁGUA, A SOLUÇÃO PARA A CRISE HÍDRICA

Ampliar

Potabilização da água de reúso. Foi pensando nesta prática já adotada em diversas cidades pelo mundo que a Sanasa recebeu nesta segunda-feira, 09/02, o professor da Universidade de São Paulo – USP -, e diretor do CIRRA – Centro Internacional de Referência em Reúso de Água -, Ivanildo Espanhol, que é especialista no assunto e está fazendo um estudo para utilização da água de reúso, ou melhor, uma nova água.

A Sanasa solicitou esse estudo para potabilizar a água de reúso, produzida pela Estação Produtora de Água de Reúso – EPAR Capivari II -, que produz uma água com 99% de grau de pureza. A intenção da empresa de saneamento é jogar essa água, depois de tratada conforme as exigências da Portaria 2914 do Ministério da Saúde, diretamente na rede de abastecimento. Segundo o professor Ivanildo Espanhol, hoje já atingimos uma tecnologia que possibilita essa operação.

Ampliar

“Nós temos tecnologia hoje para produzir uma água de altíssima qualidade a preços competitivos, como também temos essa tecnologia para certificar essa água dando total proteção ao consumidor. Hoje, as palavras-chave de gestão para mim são: conservação e reúso de água. Nós temos que trabalhar na gestão da demanda e fazer reúso; eu acho que esse é o caminho a partir de agora”, destacou o professor Ivanildo.

A tecnologia de potabilizar água de reúso para distribuir à população já é uma realidade em países como África do Sul, Estados Unidos, Canadá e Austrália. Segundo o professor, na Namíbia, na África, o sistema de disponibilizar água de reúso potabilizada já está disponível para a população há mais de 40 anos. Ainda de acordo com ele, em uma viagem que fez a este país africano, conheceu as estações de tratamento de água de reúso e inclusive provou da água.

Ampliar

“Eu passei dez dias lá em Namíbia, conheci as estações, inclusive fiz questão de tomar água da rede, e sobrevivi, não tive nenhum problema”, brincou o professor.

De acordo com Ivanildo Espanhol, a Sanasa está na vanguarda em solicitar este estudo, e será a primeira cidade do Brasil a disponibilizar essa ‘nova água’ com qualidade e segurança. “A Sanasa sai à frente em fazer este estudo, e a idéia com esses testes e com esse sistema de tratamento é fornecer à população uma água segura, e o termo segura é mais forte do que potável. A gente sabe que não vai ter uma resposta nem a curto nem a longo prazos na saúde pública do consumidor.

Ampliar

Hoje não existe no Brasil uma legislação que regulamente o reúso da água. Uma portaria antiga, que é do Conselho Nacional dos Recursos Hídricos, a Portaria 54, trata do uso de água não potável, mas estabelece somente onde pode ser utilizada essa água.

Estação Produtora de Água de Reúso - EPAR

A Estação Produtora de Água de Reúso - EPAR Capivari II -, é a 1ª estação deste porte na América Latina a utilizar a moderna tecnologia de Biorreatores e Membranas (MBR) para tratamento de esgoto doméstico. O processo utiliza membranas de ultrafiltração com porosidade nominal de 0.04 µm, do tipo submersas, com fibras ocas, fabricadas pela GE Water & Process Technologies. Este tipo de tratamento, no entanto, já é utilizado em outras partes do mundo, principalmente nos Estados Unidos, na Europa e no Japão.

O início de operação da EPAR Capivari II se deu em abril 2012. A 1ª fase desta estação tem capacidade para tratar 180L/s de vazão média, ou seja, aproximadamente 90 mil pessoas. Atualmente, entrou em operação a 2ª fase do sistema de esgotamento sanitário Capivari II, onde a capacidade de tratamento foi dobrada.

Como o resultado do tratamento tem atendido às expectativas, a Sanasa Campinas pretende adotar a mesma concepção para outras estações que planeja construir, de modo a atingir 100% de tratamento de esgoto no município, além de investir para colocar estações que hoje são secundárias para o modo terciário com membranas filtrantes.



P-A - 09/02/2015



Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento S/A
Av. da Saudade nº500 - Ponte Preta - Campinas - São Paulo - CEP: 13.041-903 - Telefone: 0800.7721195
CNPJ: 46.119.855/0001-37 Inscrição Estadual: 244.371.725.111
Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados