Com a certificação ISO 9001:2000, a Sanasa passa a trabalhar com padrões reconhecidos internacionalmente, dentro das normas estabelecidas pela International Organization for Standardization (Organização Internacional para Normatização).
Os trabalhos para a obtenção da certificação tiveram início no mês de abril e foram realizados em tempo recorde, uma vez que a empresa já possuía tecnologia avançada, um corpo funcional comprometido com a realização de novos desafios e um processo de modernização administrativo em andamento. Toda a documentação da Sanasa foi formatada no Sistema de Gestão da Qualidade-SGQ com o objetivo de garantir a padronização e a utilização correta. Com a implantação do SGQ e a caracterização de todos os processos/atividades executadas, foi possível ter uma ampla visão da empresa pelos seus funcionários através da interação dos processos de trabalho com o objetivo de otimizar recursos, agilizar o atendimento à população e modernizar a máquina administrativa.
O Sistema de Gestão da Qualidade irá garantir a melhoria contínua dos produtos e serviços prestados, assegurando o desempenho ético da empresa, respeitando as relações de trabalho, os clientes, a comunidade e o meio ambiente. Como empresa pública, a Sanasa se solidifica como uma das melhores e mais respeitadas no país.
A certificação é um atestado de que a empresa, através de todos os seus funcionários, está comprometida com a qualidade dos processos, através do escopo: projeto; implantação e manutenção de redes de distribuição de água, de coleta e afastamento de esgoto; tratamento de água e de esgoto; atendimento e comercialização da distribuição de água; coleta e afastamento de esgoto do município de Campinas.
A certificação é o marco inicial da qualidade e que será mantida com o empenho de todos os funcionários por meio da melhoria contínua.
Gestão da Qualidade
Para a obtenção da certificação da ISO, alguns procedimentos internos foram priorizados como a mudança do layout e a inauguração da nova Agência de Atendimento ao Cliente.
A reformulação do layout da sede da Sanasa garantiu a integração dos funcionários num ambiente de trabalho adequado.
Essas mudanças se estenderam às novas dependências da Agência de Atendimento ao Cliente localizada na sede. Equipamentos e móveis modernos garantiram maior comodidade aos usuários. Novos computadores dotados de sistema de gerenciamento dos atendimentos permitem controlar o fluxo de pessoas e o tempo de espera do atendimento.
Logo na entrada da Agência, o consumidor é direcionado, por meio de painel eletrônico, a um dos 20 atendentes que foram devidamente treinados através do curso de Atendimento ao Cliente. Após o atendimento, é solicitado ao cliente que responda uma pesquisa de satisfação, opinando se a qualidade do atendimento foi excelente, boa, regular ou ruim.
Neste mesmo local o cliente conta com a agência bancária (Caixa Econômica Federal) que foi totalmente reestruturada para garantir bom atendimento e segurança.
Melhora dos serviços
Todos os serviços executados pela Sanasa seguem procedimentos padronizados de forma a garantir a eficácia do atendimento, através da melhoria contínua por meio de novas tecnologias e equipamentos. As viaturas possuem a documentação, material e equipamento necessários para a realização das tarefas, de forma a tornar ágil toda a prestação de serviço referente ao abastecimento de água e ao esgotamento sanitário do município.
Visando completar o ciclo de qualidade no atendimento foi implantado mais um Distrito de Manutenção (Domasa 9), localizado na ETE Piçarrão, no bairro Pq. Sta Bárbara, para garantir agilidade aos serviços de água e esgoto naquela região, otimizando os recursos já existentes.
Por outro lado, o serviço de substituição de redes e ligações de água está sendo mantido, visando garantir a qualidade e a quantidade de água nos locais onde esta infra-estrutura está comprometida como nos bairros: Jd. Nossa Senhora Auxiliadora, Jd. Bela Vista, entre outros.
Outro trabalho importante em desenvolvimento é a individualização da medição de água que atenderá clientes residentes em condomínios horizontal e vertical, dentro dos padrões de ligação de água já existentes.
Ao investir em Sistema de Gestão da Qualidade, a Sanasa garantirá produtos e serviços padronizados como também o cumprimento às metas estabelecidas de ampliação do abastecimento de água, coleta e afastamento de esgoto, tratamento de esgoto, excelência no atendimento e garantia do abastecimento, através da busca constante de melhoria contínua em atenção às expectativas da população de Campinas.