COMITIVA DE CINGAPURA CONHECE TRATAMENTO DE ESGOTO DA SANASA

A Sanasa recebeu a visita da comitiva de Cingapura nesta quarta-feira, 20 de outubro. O grupo, composto por diretores e gerentes da empresa de saneamento local e por cientistas e professores da universidade pública do país, foi recepcionado pelo presidente da Sanasa, Ricardo Schumann, na sede da empresa. A primeira visita foi feita na Estação de Tratamento de Esgoto Vó Pureza e amanhã, 21 de outubro, a comitiva conhecerá a ETE Piçarrão.

O grupo ficará 20 dias no Brasil e visitará as principais estações de tratamento de esgoto. O objetivo é conhecer os diferentes tipos de tratamento de esgoto adotados e suas relações custo/benefício. O presidente da Sanasa, Ricardo Schumann, acredita que a troca de experiência é muito importante para a empresa. “Campinas é destaque no Brasil e no exterior, principalmente pelos investimentos feitos em saneamento básico”, enfatizou.


Os visitantes estão conhecendo as técnicas utilizadas pela Sanasa no tratamento de esgoto anaeróbio, utilizando o conceito UASB seguido de pós-tratamento aeróbio dos efluentes. A metodologia deverá ser implantada nas futuras ETEs de Cingapura. “O Brasil está investindo em tecnologia, o que tem possibilitado o avanço no tratamento de esgoto”, disse Wah Yuen Long, diretor do departamento de água Public Utilities Board.


Cingapura possui 4,5 milhões de habitantes e faz o tratamento de 100% dos esgotos. Porém, o recurso hídrico é escasso. As fontes de água utilizadas para abastecimento são das chuvas que caem na Malásia e em Cingapura, o reúso do esgoto tratado para consumo humano e industrial e previsão para 2006 passar a se fazer a desanilização da água do mar.



P-A - 20/10/2004



Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento S/A
Av. da Saudade nº500 - Ponte Preta - Campinas - São Paulo - CEP: 13.041-903 - Telefone: 0800.7721195
CNPJ: 46.119.855/0001-37 Inscrição Estadual: 244.371.725.111
Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados