MINISTÉRIO DAS CIDADES DÁ SINAL VERDE PARA OBRAS DA SANASA DE R$ 920 MILHÕES

Ampliar

O Ministério das Cidades deu nessa terça-feira (29/09), parecer favorável a quatro pedidos de financiamento feitos pela Sanasa, com valor de R$ 920 milhões. O dinheiro será usado para obras de esgotamento sanitário, construção de novos reservatórios de água, trocas e ampliação de redes de água. “É o maior investimento em água e esgoto da história de Campinas”, disse o prefeito Jonas Donizette.

O parecer foi dado durante reunião entre o prefeito Jonas Donizette, o ministro das Cidades, Gilberto Kassab, o presidente nacional do PSD e ex-deputado federal Guilherme Campos e o presidente da Sanasa, Arly de Lara Romêo, realizada nesta terça-feira, no Ministério das Cidades, em Brasília.

São várias obras a serem realizadas, entre elas 401 quilômetros de redes coletoras de esgoto, 35 reservatórios de água tratada (ampliando de seis horas para 18 horas a capacidade de reservação da cidade), construção de novas redes de distribuição de água e troca de mil quilômetros de rede de água, o que vai possibilitar a redução do índice de perda de Campinas de 19,2% (que já é o menor do Brasil para cidades com mais de 500 mil habitantes) para 15%.

Ampliar

O prefeito Jonas Donizette destacou o papel do ministro Gilberto Kassab e do ex-deputado Guilherme Campos na aprovação dos pedidos de financiamento. “Quero deixar meu agradecimento ao ministro Gilberto Kassab pela sensibilidade que teve ao aprovar esses importantes investimentos para Campinas e também ao amigo Guilherme Campos pelo constante apoio que dá à nossa cidade”, ressaltou.

O parecer do Ministério das Cidades agora segue para a Caixa Econômica Federal, que fará a análise financeira dos pedidos. Depois, ocorrem a habilitação e a assinatura dos contratos. As obras devem ter início em 2016.

Segundo o presidente Arly de Lara Romêo, essas obras fazem parte do programa da Sanasa, denominado Plano 300% (100% de abastecimento de água potável, 100% de coleta e afastamento de esgoto e 100% de tratamento de esgoto). E, também, para cumprir a meta, determinada pelo prefeito, de trocar 140 quilômetros de rede de água por ano.

Também participaram da reunião em Brasília o diretor Financeiro da Sanasa, Pedro Cláudio da Silva, e o diretor Técnico, Marco Antônio dos Santos.



P-A - 30/09/2015



Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento S/A
Av. da Saudade nº500 - Ponte Preta - Campinas - São Paulo - CEP: 13.041-903 - Telefone: 0800.7721195
CNPJ: 46.119.855/0001-37 Inscrição Estadual: 244.371.725.111
Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados