O objetivo do Telecentro é capacitar a população carente da região da ETE Vó Pureza para atuar na área de informática, qualificando mão-de-obra para o mercado de trabalho, na perspectiva do Programa Comunidade Saudável.
Coordenadores dos órgãos participantes envolverão moradores dos bairros para atuarem como agentes comunitários que realizarão levantamento de necessidades e interesses de aprendizagem do grupo para estabelecimento de programação das atividades dos telecentros.
O Telecentro será equipado com 10 microcomputadores, scanner, impressora e um mini-servidor ligado, via Internet banda larga, ao servidor IPES situado na Unicamp. As atividades serão desenvolvidas por meio do Laboratório de Comunicações, do Departamento de Comunicações, da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação – Unicamp, em parceria com o IPES e Sanasa. Os grupos serão divididos em 10 pessoas que aprenderão os cursos de atividade presenciais: Introdução a Informática; Staroffice; uso da Internet; uso do TelEduc; Epiinfo (para agentes comunitários). A outra etapa envolve as atividades a distância e serão desenvolvidas pelo Núcleo de Trabalho e Pesquisa após levantamento dos interesses da comunidades.