A primeira etapa deste trabalho foi concluída com a lacração de mais de 80 mil caixas de proteção dos hidrômetros. Nesta outra fase deverão ser lacrados mais 145 mil hidrômetros no período de 2 anos.
As principais fraudes apontadas pelo Programa de Controle de Perdas de Água da Sanasa são as ligações clandestinas e as intervenções nos hidrômetros. Com a colocação dos lacres será possível detectar rapidamente essas ocorrências e permitirá controlar com mais precisão o volume de água micromedido.
O lacre impedirá a abertura da caixa de proteção ou a remoção do hidrômetro por pessoas não autorizadas. Os reparos só poderão ser feitos pelos funcionários da Sanasa. Em caso de remoção ou violação do referido lacre, será aplicada multa e cobrado o prejuízo causado pela irregularidade.
No caso dos lacres serem violados ou removidos por terceiros, o cliente estará isento da responsabilidade quando comunicar o fato imediatamente à Sanasa através do telefone 0800-7721195 (24 horas) e providenciar um Boletim de Ocorrência Policial.
O monitoramento da numeração de cada lacre será feito via sistema e controlado mensalmente pelos leituristas. O dispositivo não impedirá que cada morador acompanhe pelo visor do hidrômetro o consumo de