CARDIOLOGISTA FALA SOBRE HIPERTENSÃO PARA FUNCIONÁRIOS DA SANASA

Ampliar

Hipertensão arterial. Este foi o tema debatido pelo médico cardiologista Luiz Renato Bolsonaro, hoje, 17 de maio, quando se comemora o Dia Mundial da Hipertensão. A palestra aconteceu na Sanasa e integra o ciclo de debates que vem acontecendo na empresa, organizado pelo setor de Recursos Humanos, por meio de uma parceria com a Unimed Campinas.

Ampliar

Antes de se iniciar a palestra, as enfermeiras da Sanasa aferiram a pressão dos funcionários. Em seguida, o chefe de Gabinete, Fernando Rossilho, fez a abertura do evento e destacou a importância de abordar temas como este na empresa. “É uma maneira de aplicarmos esse conhecimento em nosso dia a dia e termos uma vida mais saudável”, destacou Rossilho.

Ampliar

De acordo com o médico, 15% da população têm prevalência de hipertensão, independentemente do sexo ou da cor. “O problema é que a doença não apresenta sintomas na maioria das vezes, dificultando o diagnóstico”, explicou o médico, esclarecendo que uma pressão considerada normal é 13 por 8. “Já a pressão alta está acima de 14 por 9”, completou.

Ampliar

Mas o que causa a hipertensão? Alimentação inadequada, com alta ingestão de sódio, excesso de bebida alcoólica, tabagismo, sedentarismo, estresse e genética familiar, segundo o médico, são alguns dos fatores que contribuem para elevar a pressão arterial. E qual é o risco? “A pressão elevada leva a um aumento de doenças cardiovasculares, como infarto e acidente vascular cerebral (AVC)”, respondeu o médico.

Somente após o diagnóstico preciso da doença, o médico avaliará o melhor tratamento para o paciente, que pode ser com ou sem o uso de medicamentos. “A pressão alta é tratamento para a vida inteira”, reforçou Bolsonaro. O importante é manter uma rotina de atividades físicas e hábitos alimentares saudáveis. Para aqueles que apresentam a pressão arterial dentro da normalidade, a aferição é indicada pelo menos uma vez ao ano.

Ampliar

Ao final, o médico respondeu a vários questionamentos dos funcionários. Os agentes técnicos Cirso Berto e Murillo de Almeida não têm problema com a pressão, mas participaram da palestra e avaliaram como positiva esta ação da Sanasa, principalmente porque ajudou no esclarecimento das dúvidas. “Achei bem bacana. Tinha dúvidas em relação a um remédio que meu pai toma por conta da pressão alta e fiquei esclarecido”, contou Almeida.

A próxima palestra deste ciclo abordará o tabagismo e acontecerá no dia 31 de maio.



P-A - 17/05/2016



Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento S/A
Av. da Saudade nº500 - Ponte Preta - Campinas - São Paulo - CEP: 13.041-903 - Telefone: 0800.7721195
CNPJ: 46.119.855/0001-37 Inscrição Estadual: 244.371.725.111
Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados