DIAGNÓSTICO PRECOCE NO COMBATE AO CÂNCER DE PRÓSTATA

Ampliar

No Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, coube ao médico Carlos Alberto Avancini de Almeida informar e orientar os funcionários da Sanasa sobre a importância do diagnóstico precoce. A palestra integra o ciclo de debates organizado pelo setor de Recursos Humanos, por meio de uma parceria com a Unimed Campinas, e foi realizada no Auditório Capivari na manhã desta quinta-feira, 17 de novembro.

“O diagnóstico precoce é a maneira mais eficaz para impedir a expansão da doença, pois não existe tratamento preventivo. Identificado na fase inicial, quando ainda está localizado somente na próstata, o câncer pode ser curado”, explicou o médico.

Ampliar

A próstata é uma glândula de formato arredondado (com três centímetros de diâmetro) presente nos homens. Está localizada logo abaixo da bexiga, no início do canal da uretra. Faz parte do sistema reprodutor masculino, sendo responsável pela produção de uma proteína que protege e lubrifica os espermatozoides durante o ato sexual.

O câncer é um tumor. Embora não seja possível determinar a causa específica de seu surgimento, o principal fator de risco é a idade – ele atinge homens a partir dos 50 anos. Outros fatores são: histórico familiar (pai ou irmão que desenvolveram a doença antes dos 60 anos aumenta o risco em até 10 vezes), alimentação rica em gordura e pobre em legumes e vegetais, obesidade, sedentarismo, fumo e abuso no uso de álcool. O câncer é mais incidente na população negra. Os principais sintomas são a dificuldade e a dor ao urinar.

Ampliar

Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), são detectados mais de 60.000 novos casos de câncer todos os anos. As estatísticas indicam que um em cada seis homens desenvolverá a doença e um em cada 36 vai falecer se não se tratar.

Atualmente, dois procedimentos combinados são os mais recomendados para o diagnóstico. O exame de toque retal e o de dosagem do nível de PSA (sigla em inglês para Antígeno Prostático Específico). O exame de toque avalia o tamanho, a forma e a textura da próstata. O PSA é a proteína produzida pela próstata. O exame detecta níveis elevados de PSA na corrente sanguínea. Cruzando as duas informações, o médico pode detectar alterações na glândula. Constadas alterações, outros exames podem ser recomendados para se diagnosticar o câncer.



P-A - 29/11/2016



Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento S/A
Av. da Saudade nº500 - Ponte Preta - Campinas - São Paulo - CEP: 13.041-903 - Telefone: 0800.7721195
CNPJ: 46.119.855/0001-37 Inscrição Estadual: 244.371.725.111
Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados