PREFEITO E VEREADORES VISITAM A SANASA

Ampliar

O prefeito de Campinas, Hélio de Oliveira Santos, visitou na manhã desta sexta-feira as estações de tratamento de esgoto do Piçarrão e do Anhumas, acompanhado do presidente da Sanasa, Luiz Aquino, dos diretores da empresa e de um grupo de vereadores liderados pelo Presidente da Câmara. Na ocasião, o prefeito acionou os equipamentos das unidades de aeração da ETE Piçarrão, colocando simultaneamente todo o conjunto em funcionamento após uma seqüência de testes e performance de cada unidade isolada.

Ampliar

Com o início da operação da ETE Piçarrão, a Sanasa passa a tratar mais 23% dos esgotos do município, correspondente a população de aproximadamente 200 mil pessoas, moradoras dos bairros componentes da bacia hidrográfica do Ribeirão Piçarrão.


Entretanto, mesmo com todas as unidades em operação, o processo desta ETE, do tipo biológico, implica num período de cerca de 30 dias para a formação de uma massa de microorganismos e na estabilização das reações bioquímicas nos diversos tanques. Depois deste período Campinas eleva para 37% o índice de tratamento de esgotos.


O presidente da Sanasa enfatizou que dará continuidade às outras obras de tratamento de esgoto como as estações Sousas/Joaquim Egídio, San Martin, Barão Geraldo e Boa Vista, dentro das possibilidades técnicas e financeiras da empresa.



ETE Anhumas



Após a visita à ETE Piçarrão, a comitiva se dirigiu ao canteiro da ETE Anhumas, junto à Rodovia D. Pedro I e, finalmente, ao trecho do emissário a ser executado na Avenida Princesa D´Oeste acima do Viaduto São Paulo (Laurão).


A ETE Anhumas será a maior obra de tratamento de esgoto do município. Ela será responsável pelo tratamento dos esgotos de 250 mil habitantes que moram na parte mais antiga e de urbanização consolidada de Campinas.


Cerca de 30% das obras da ETE Anhumas já estão construídas e a conclusão está prevista para o final do primeiro semestre de 2006.


No trecho da Avenida Princesa D´Oeste o prefeito assinou a Ordem de Serviço autorizando a Sanasa a proceder os estudos de alteração da metodologia construtiva dos emissários marginais àquela via pública. Esta revisão metodológica implica na oportunidade de se solucionar simultaneamente tanto o esgotamento sanitário da região como a macro-drenagem na confluência dos córregos São Fernando com o Proença (próximo ao Estádio do Guarani), hoje insuficiente para dar escoamento às águas de chuva.


O emissário será interligado ao interceptor já existente na Avenida Norte-Sul e levará o esgoto da bacia do alto Proença até a ETE Anhumas. O edital desta obra deverá ser lançado em até 90 dias.




P-A - 25/02/2005



Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento S/A
Av. da Saudade nº500 - Ponte Preta - Campinas - São Paulo - CEP: 13.041-903 - Telefone: 0800.7721195
CNPJ: 46.119.855/0001-37 Inscrição Estadual: 244.371.725.111
Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados